O lendário Cadillac Eldorado

Cadillac é uma marca conhecida por carros de luxo com motores sensacionais e que chamam atenção por onde passa. É a divisão de luxo da GM, criada para competir com as grandes marcas europeias em qualidade e conforto.

Mas tem um modelo que se destaca. A marca é responsável por uma peça rara, lendária, que com certeza hoje é vista como um clássico no modelo do automobilismo: estamos falando do Cadillac Eldorado, que teve não menos que 8 gerações ao longo dos anos. A primeira versão chegou como um escândalo no automobilismo. O carro contava com um design cheio de curvas (o que não era tão comum no início dos anos 50 quando foi lançado), além de um motor V8 cujo som intimida até hoje.

O primeiro Cadillac Eldorado era um coupé e sua produção durou apenas um ano até o lançamento da segunda geração. O carro era conversível, contava com um parachoque metálico e as conhecidas curvas que só poderiam estar em um Cadillac. A grade frontal cobria o motor que gerava tração para as rodas traseiras e fornecia ao conjunto uma potência de 210 Hp.

A segunda geração da lenda contou com poucas mudanças estéticas, sendo principalmente observadas na parte traseira que contava com novas linhas de destaque e as luzes traseiras em posição diferente. O motor, ainda V8, fornecendo tração para as rodas traseiras, agora fornecia ao veículo uma potência de 270 hp.

A terceira versão do carro já contava com linhas mais retas, perdendo um pouco do desenho arrojado das primeiras versões mas sem deixar de chamar atenção por onde passava. A grade frontal sofreu uma redução significativa e a traseira ganhou um estilo mais semelhante com àquele conhecido rabo de peixe. O motor agora fornecia 340 hp mantendo características anteriores.

A quarta geração foi a mais conhecida do Cadillac Eldorado e o carro ficou realmente conhecido como rabo-de-peixe. Algumas linhas mais curvas foram retomadas em seu desenho e o carro ganhou uma aerodinâmica nova. A roda traseira ficava quase totalmente coberta pela carroceria e dava ao carro lançado no final da década de 50 um traço mais futurista. Diferente das versões anteriores essa contava com tração dianteira.

5ª, 6º e 7ª geração foram conhecidas por tazer o Cadillac Eldorado de volta para um traço mais típico e retilíneo, visto comumente em outros modelos de automóveis da época, durante as décadas de 1970 e 1980. Os carros eram muito potentes e pesados. Muitos dizem que essa guinada para os anos 80 da 7ª geração descaracterizou o carro, embora ainda tenha tido algum sucesso.

1972 cadillac eldorado

A 8ª geração seguia muito as linhas anteriores sem grandes modificações e foi produzida até o ano de 2002.

Curiosidade: o carro dos caça-fantasmas era um Cadillac Fleetwood 1959, que compartilhava a mesma frente do Eldorado (veja nas fotos acima)

Curiosidade 2: lembra-se dos carros com chifres que apareciam em filmes da década de 1970? Pois é, a grande maioria era Eldorado (veja na foto do Cadillac 1972)

Imagens: Cadillac Eldorado 1972 (Future Classics)

Deixe uma resposta