O que são hot rods? Saiba tudo sobre esse estilo

Você sabe o que é um Hot Rod? Para quem não é apaixonado por carros, pode parecer uma espécie mirabolante de automóvel. Mas os Hot Rods são nada mais nada menos que carros antigos com mecânica potente. Biela quente, na tradução do inglês para o português. Aqueles lindos automóveis de décadas atrás, imponentes e charmosos, muitas vezes itens de colecionador que podemos encontrar em exposições especializadas no assunto.

Não há dúvida que os Hot Rods são a paixão de muitos consumidores, mas você já se perguntou como essa febre surgiu? Uma das histórias relata o pós 2º guerra mundial, quando a indústria voltou a fabricar veículos. Entretanto, os modelos eram praticamente os mesmos de 1942, quando pararam de produzir. Desse modo, as pessoas começaram a montar carros dos anos 20 e 30, atualizando a mecânica.

A montagem de Hot Rods já se tornou o hobby de muitos. E basicamente, o processo consiste em colocar a mecânica atual, geralmente motores V8 (cromados, claro), na carroceria dos carros antigos. As pinturas reluzentes já se tornaram característica recorrente da prática e são uma forma do proprietário personalizar ainda mais o modelo, dando seu toque pessoal. Tudo depende da criatividade e do dinheiro que cada um se dispõe a gastar.

A prática da montagem e divulgação dos Hot Rods já se estendeu para muitos lugares do mundo, popularizando o charme dos carros antigos. Os Hot Rods estão presentes nos EUA, na Europa, Ásia, África e Austrália. Em muitos países o hobby é bastante comum e reconhecido pela lei. Normalmente existem  federações e associações que representam os proprietários. Tudo muito bem organizado.  É o caso da  NHRA – National Hot Rod Association , órgão que regulariza as mostras, competições e eventos relacionados aos Hot Rods nos Estados Unidos.

No Brasil, a atividade ainda não é muito divulgada. Mas existem vários entusiastas dos Hot Rods, que geralmente expõe e organizam eventos, mostrando suas criações para o grande público. Um exemplo é a iniciativa do Shopping Tacaruna, no Recife. Para comemorar o Dia dos Pais deste ano, uma exposição de carros antigos foi promovida no shopping. E é assim que a tradição e a paixão pelos carros restaurados vai surgindo.

Deixe uma resposta