Skip to main content
Home » No SóCarrão » História e Nostalgia » Veraneio: a primeira SUV do Brasil

Veraneio: a primeira SUV do Brasil

Veículo foi lançado na década de 60 e chamava atenção pelo espaço interno.

 

Foi na década de 60 que o primeiro utilitário esportivo nasceu em terras brasileiras, sob os cuidados da Chevrolet. A inspiração veio lá dos Estados Unidos – onde imperava a Suburban, outro sucesso da montadora no mundo -. Com quatro portas, as Veraneios eram ideais para quem tinha família bem grande ou gostava de muito espaço, já que comportava confortavelmente até nove pessoas.

Primeira versão da Veraneio. Crédito da Imagem: Divulgação.
Primeira versão da Veraneio. Crédito da Imagem: Divulgação.

Além das outras características marcantes em sua história, a “gigante”  participou da frota de Órgãos importantes como a Polícia e serviu também de ambulância, justamente por ter porte grande. O modelo agradou do jeitinho que foi criada até 1989, que foi o ano em que o veículo ganhou seu primeiro facelift, ou seja, cara nova. Desta vez, os modelos ficaram bem mais parecidos com as caminhonetes da Série 20, muito produzidas na época também.

Quem optou por uma dessas pôde contar com motores que vinham em três opções de abastecimento (álcool, gasolina ou ainda diesel) com quatro ou seis cilindros em linha. E foi um verdadeiro sucesso, mas com a chegada das concorrentes vindas do exterior como a Explorer (Ford) e a Jeep Cherokee, a Chevrolet resolveu descontinua-la em 1994 e dar lugar à Bonanza, marcando o fim da produção do carro por aqui.

Compartilhar