Skip to main content
Home » No SóCarrão » Oficina » Quando É Preciso Trocar o Fluido de Freio?
Quando É Preciso Trocar o Fluido de Freio

Quando É Preciso Trocar o Fluido de Freio?

Seu carro possui vários itens de segurança que protegem sua vida em casos de acidentes. Engana-se quem pensa que apenas os cintos ou os airbags são itens de proteção. O sistema de freio pode ser considerado o item mais importante do seu carro, pois garante uma condução segura no dia a dia e pode evitar acidentes graves. E para a manutenção dele é preciso ficar atento ao fluido de freio. Aprenda sobre ele a seguir.

O que é e para que serve o fluido de freio

O fluido de freio é um líquido específico para sistemas hidráulicos, que serve para auxiliar a frenagem de vários equipamentos de transportes, desde bicicletas, motos, aviões, caminhões e também o seu carro.

O fluido de freio serve para transmitir a força utilizada por você, ao pisar no pedal de freio, para as rodas do veículo, sendo responsável por acionar o sistema de frenagem. Ou seja, ele transmite a pressão para as pastilhas e lonas de freio, fazendo o seu veículo desacelerar.

Outra função extremamente importante dele é realizar a manutenção de todo o sistema de frenagem com a lubrificação, o que evita a corrosão dos componentes.

Qual o motivo da troca do fluido de freio?

Você sabia que o fluido de freio não diminui? É isso mesmo, um carro operando em perfeitas condições não perde o nível do fluido de freio. Portanto, caso o nível do seu fluido diminua de repente, pode ser que exista um vazamento em seu carro, exigindo o estancamento e a troca imediata.

Além disso, todos os fluidos do carro têm pontos de ebulição, ou seja, com a temperatura do motor eles continuam operando sem maiores problemas. Porém, quando essa ebulição chega a níveis elevados, o seu fluido de freio pode ser contaminado por água, diminuindo sua potência e, consequentemente, seu carro perde a força nas frenagens.

Quando trocar?

Cada carro tem o seu tempo de troca específico, mas em média, ela pode ser feita a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados, o que vier primeiro.

Outro ponto de alerta que notifica o motivo da troca do ponto de freio é que, caso o fluido apresente problemas, uma luz acende em seu painel, normalmente a mesma luz do freio de estacionamento. Contudo, ela continua acesa mesmo quando o freio de estacionamento não é acionado, ou pisca durante a condução do veículo.

Fique atento na hora da troca, os fluidos são classificados conforme as suas temperaturas de ebulição em DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1, sendo que cada motor tem o seu fluido específico.

Entendeu o que é e quando é preciso trocar o fluido de freio? Agora que você já sabe como funciona esse componente pesquise várias promoções no maior classificado do sul do país, a SóCarrão.

Compartilhar