Skip to main content
Home » No SóCarrão » Oficina » Veja o kit de emergência que você precisa ter em seu carro

Veja o kit de emergência que você precisa ter em seu carro

Os principais objetos que vale a pena você ter no porta-malas para nunca passar sufoco em viagens

Você se lembra a obrigatoriedade de ter no carro um estojo de primeiros socorros, de 1998? Um ano depois a lei foi revogada, já que ninguém sabia como usá-lo. Mas há outros objetos que deveriam estar no seu porta-malas, que são muito úteis no caso de acidente ou pane no veículo. A seguir, separamos os principais deles, que ocupam pouco espaço no carro e podem salvar seu dia.

CABO PARA RECARGA DE BATERIA

Quem já esqueceu o farol ou a luz interna acesa à noite sabe o desespero que é ter um compromisso de manhã e achar o carro com a bateria descarregada. Também chamado de chupeta, ele necessita de outro carro para funcionar. Basta conectar o polo positivo de uma bateria com o positivo da outra e fazer o mesmo com o negativo.

FERRAMENTAS

Não dá para andar por aí com uma caixa completa, ainda mais se você não tem conhecimento de mecânica. Mas quatro delas não podem faltar: alicate, chave de roda, chave de boca e chave de fenda, nas medidas mais comuns das peças do seu veículo – seu mecânico pode dar a dica. Se você não souber usá-las na hora do conserto, ao menos terá ferramentas para que alguém possa fazê-lo. Faça um estojo ou enrole-as num feltro e prenda com um elástico para que não se soltem a cada curva.

LANTERNA

Não é à toa que alguns carros de luxo oferecem uma lanterninha afixada no porta-malas. O item é de grande utilidade, desde quando se perde uma chave na cabine até quando é necessário trocar o pneu à noite numa rua escura. A ideal é aquela que pode ser recarregada manualmente (para não depender da pilha) e com opção para ligar na tomada de 12 volts do veículo.

SILVER TAPE

Salvadora da pátria, ela tem mais do que 1 001 utilidades. Pode segurar um fio solto na parte elétrica, firmar a tampa do porta-luvas ou fixar o farol depois de uma pequena batida. Esses são problemas que uma simples fita adesiva resolveria, porém só a silver tape faz reparos mais complexos, graças a suas qualidades de durabilidade – maior resistência a sol, abrasão e água. Pode proteger a lataria da umidade (evitando a aceleração da corrosão), vedar uma fissura na mangueira do radiador e até colocar no lugar o espelho retrovisor ou um pesado para-choque.

CHAVE RESERVA

Essa é para quando você estiver numa viagem longe de casa: aproveite a silver tape e prenda a chave reserva em algum ponto secreto do lado de fora da carroceria, para o caso de perder a original ou trancar o veículo com ela dentro. Tem de ser um local em que a chave não se desprenda com chuva ou vibração, como interior do para-choque ou caixa de roda.

PANOS

Há três modalidades: panos multiuso (podem ser usados para limpeza em geral ou para desembaçar o vidro), paninhos umedecidos descartáveis (bom para tirar graxa da mão ou quando uma criança derruba um doce no banco) e lenços de papel.

CARREGADOR DE CELULAR

Hoje, com os smartphones consumindo carga loucamente pelo uso de Waze, GPS e outro aplicativos, as baterias duram pouco. Então é essencial ter um carregador que possa ser ligado na tomada de 12 volts ou no USB.

 

 

 

 

Compartilhar