Herbie, o fusca mais aventureiro do cinema

Estrela principal de várias superproduções, o fusquinha mais amado do cinema atravessa gerações e conquista fãs, independente do tempo.

Ele já foi protagonista de seis filmes da Walt Disney Pictures, é branquinho, têm inconfundíveis faixas em azul, branco e vermelho, um gigante número 53 “estampado”, é inteligente e muito travesso. Só poderíamos estar falando de Herbie, um Fusca 1963 com vida e personalidade própria que conquistou uma legião de fãs após aparecer na tela dos cinemas.

O primeiro longa-metragem que Herbie protagonizou foi “Se Meu Fusca Falasse”, lançado em 1968. Na primeira versão, o fusca é desprezado por um piloto de corridas de caráter duvidoso que também é dono de uma agência de autos de luxo. No desenrolar da trama ele é acolhido por outro corredor, vivido pelo ator Dean Jones, que desta vez é bem bondoso com o pequeno carro.

Como forma de retribuir, ele se transforma em uma super máquina e dá várias vitórias, consagrando então uma bela parceria entre os dois. Porém, a inveja de toma conta do rival e a dupla passa o resto do filme tentando fugir das maldosas armadilhas.

herbie-7
Crédito da Foto: Divulgação.
Crédito da Foto: Divulgação.
Capa do primeiro filme “Se Meu Fusca Falasse”. Crédito da Foto: Divulgação.

TRAILER DO FILME:

MAIS CENAS DO FILME:

https://www.youtube.com/watch?v=OegQjoZUmwc

Em 1974 Herbie volta ainda mais espevitado do que nunca em “As Novas Aventuras do Fusca”. Desta vez o invocado fusquinha é deixado nas mãos da Senhora Steinmetz depois que Jim faz uma longa viagem para a Europa. A velhinha fica sozinha no prédio depois que seu neto, o mecânico Tenessee, parte para o Tibete. O local é um antigo quartel de bombeiros e Hawk, um empresário ganancioso de São Francisco quer a todo custo expulsar a pobre senhora do local para construir ali o maior prédio do mundo. E é claro que o herói da história é Herbie, que luta com todas as forças para evitar que isso aconteça.

Crédito da Foto: Divulgação.
Crédito da Foto: Divulgação.
herbie-rides-again-(1974)-large-picture
Capa original do filme. Crédito da Foto: Divulgação.

Herbie-Rides-Again-Mrs.-Steinmetz
Senhora Steinmetz ao lado de Herbie. Crédito da Foto: Divulgação.

Dando sequência à coletânea, em 1977 a Disney lançou “Um Fusca em Monte Carlo”  que se passa no circuito que batizou a produção. Na trama uma quadrilha rouba e esconde uma joia valiosíssima em Herbie, que durante todo o filme foge para tentar despistar os bandidos e ainda tem que ganhar a corrida. Além disso, ele se apaixona por um Lancia Montecarlo, o que explica por que muita gente o chama de Enamorado.

Capa do terceiro filme de Herbie. Crédito da Foto: Divulgação.
Capa do terceiro filme de Herbie. Crédito da Foto: Divulgação.

https://www.youtube.com/watch?v=pvtTcEMRyaQ

Em 1980 chega aos cinemas “A Última Cruzada do Fusca” e a história dessa vez se passa no México. O carrinho é herdado por Pete Stancheck (que também era piloto) , e deveria ser retirado em Puerto Vallarta. Pete decide levar seu amigo “D.J” junto e então decidem disputar o Grande Prêmio do Brasil. Uma grande confusão acontece e Herbie acaba dentro de um navio que estava vindo para cá. Como sempre encrenqueiro Herbie acaba sendo atirado ao mar no caminho e depois de recuperado, apronta muitas travessuras como destruir um avião, atacar bandidos com bananas e participar de uma tourada.

Capa original do filme.Crédito da Foto: Divulgação.
Capa original do filme.Crédito da Foto: Divulgação.

https://www.youtube.com/watch?v=OYfDz4VLNQo

O último filme (pelo menos até o momento) de Herbie foi produzido em 2005 e teve como protagonista a polêmica atriz Lindsay Lohan que no filme interpretou Maggie Peyton, uma adolescente rebelde que nasceu e cresceu em uma família de competidores automobilísticos. Apesar das proibições do pai, a jovem restaura o carro e passa a utilizá-lo nas pistas de corrida.  O longa-metragem ganhou o nome de “Meu Fusca Turbinado”.

Capa do último filme, com a polêmica Lindsay Lohan. Crédito da Foto: Divulgação.
Capa do último filme, com a polêmica Lindsay Lohan. Crédito da Foto: Divulgação.

Curiosidades sobre o Herbie:

  • Você certamente já deve ter se perguntado por que o Fusca tem um gigante número 53 desenhado, certo? Esse número é uma homenagem a Don Drysdale, um jogador de baseball e esse era o que ele usava no uniforme.
Don Drysdale. Crédito da Foto: Divulgação.
Don Drysdale. Crédito da Foto: Divulgação.

  • Para decidir qual modelo se enquadraria melhor no “papel” de Herbie os produtores selecionaram alguns carros da Chevrolet, Volvo e Fiat mas foi com o da Volkswagen que o público mais se identificou.
  • Desde o primeiro filme a placa do carro é “OFP 857 ”  da Califórnia.

Não perca os próximos posts!