Mercury Comet Maverick: O carro desgovernado

Baseado em fatos reais, filme se tornou um dos queridinhos do público na década de 90.

 

 Dificilmente alguns de nossos leitores não se recorde deste clássico da Sessão da Tarde dos anos 90. Há quem diga que até faltava escola para ver as cenas agoniantes de “O carro desgovernado”, filme lançado em 1997 nos Estados Unidos. Baseado em fatos reais, a trama conta a história da enfermeira Jenny Tood (interpretada por Nina Siemaszke) que acaba de conhecer o programador de computadores Ed Lautner (Judge Reinhold) em uma garagem. Em um ato de gentileza, Jenny acaba dando carona a Ed depois de saber que o carro do mais novo amigo não estava pronto.

Durante o percurso, a enfermeira passa na casa de sua mãe para buscar a sobrinha ainda bebê. Desastrada por muito pouco não atropela um jovem, a quem ela também dá carona. Lá pelas tantas o carro começa a apresentar problemas nos freios e o acelerador trava, fazendo com que o Maverick saia em disparada pelas ruas. O drama dura um bom tempo e os espectadores ficam apreensivos principalmente quando o bebê é colocado para fora do carro na tentativa de salva-lo, tentando entregar a um carro de polícia que tenta emparelhar com o veículo desgovernado.

A cena em que o filme começa a tomar "corpo" começa a partir desta cena, quando a enfermeira busca a sobrinha na casa de sua mãe. Crédito da Imagem: Divulgação.
A cena em que o filme começa a tomar “corpo” começa a partir desta cena, quando a enfermeira busca a sobrinha na casa de sua mãe. Crédito da Imagem: Divulgação.
Desastrada, a enfermeira quase atropela um jovem na rua e acaba oferecendo carona a ele também. Crédito da Imagem: Divulgação.
Desastrada, a enfermeira quase atropela um jovem na rua e acaba oferecendo carona a ele também. Crédito da Imagem: Divulgação.
Desgovernado, o carro passa a ser "escoltado" pela polícia. Crédito da Imagem: Divulgação.
Desgovernado, o carro passa a ser “escoltado” pela polícia. Crédito da Imagem: Divulgação.
Essa é uma das cenas mais tensas do filme: a do resgate do bebê. Crédito da Imagem: Divulgação.
Essa é uma das cenas mais tensas do filme: a do resgate do bebê. Crédito da Imagem: Divulgação.

Quem gosta de filmes assim com certeza irá encontrar muitas semelhanças com “Velocidade Máxima”, filme que em breve vamos relembrar por aqui. Ainda sobre o em questão, dizem por aí que o roteirista de “O Carro Desgovernado”, Paul F. Eduards,  teve o insight em fazer a produção após ver a notícia na televisão, e não demorou muito para seu lançamento na própria. Não, o filme não estreou nos cinemas como é de costume. E essa foi uma das grandes críticas da época.

Quanto a estrela principal, o carro, foi utilizado um Mercury Comet Maverick V8 1974, produzido nos Estados Unidos entre 1960 e 1977. Por aqui ele foi comercializado pela Ford somente como “Maverick” (conheça a história do carro aqui).

Cartaz do filme, lançado em 1997. Crédito da Imagem: Divulgação.
Cartaz do filme, lançado em 1997. Crédito da Imagem: Divulgação.

Confira alguns trechos do drama:

 

Na próxima semana tem mais SóCarrão no Cinema. Não perca!

1 comentário sobre “Mercury Comet Maverick: O carro desgovernado”

Deixe uma resposta