Estilo Penélope Charmosa

Mulheres personalizam carros e movimentam mercado especializado.

Elas estão cada vez mais presentes no trânsito e o toque feminino no carro para muitas mulheres é imprescindível. Quem não se lembra do desenho animado dos anos 80 e 90 Corrida Maluca aonde a única mulher – Penélope Charmosa – vinha com um carro cor de rosa, com cílios, sombrinha e muitos detalhes? Pois é, a mocinha despertou muitos suspiros e sonhos em muitas meninas da época.

Mas se ter um carro daquele é quase impossível, por que não adotar o estilo na vida real? É o que muitas mulheres estão fazendo. Se antes elas não eram tão ligadas em personalizar os veículos, hoje a realidade é bem diferente e até lojas especializadas surgiram para atender o público que está cada vez mais exigente. Foi pensando nesse nicho que a empresária Dayana Pessanha montou sua loja virtual “Carro de Bolso”.

Ela conta que de início a ideia era outra, mas o tempo mostrou oportunidades mais rentáveis: “Inicialmente era para ser uma loja especializada em presentes criativos com temas para carro como chaveiros, cílios e enfeite para antena, por exemplo. Com o tempo a procura foi apenas do público feminino, então resolvemos nos especializar”.

day
Crédito Foto: Arquivo Pessoal/ Dayana Pessanha.

Para se diferenciar dos concorrentes que foram surgindo a proprietária do e-commerce decidiu criar produtos que são mais difíceis de serem encontrados no mercado como capas de câmbio, freio de mão e moldura de retrovisor interno, e montar catálogos conforme as tendências internacionais. E quem acha que esse estilo não faz sucesso está enganado.

Alguns dos produtos mais vendidos na loja de Dayana. Crédito da Foto: Arquivo Pessoal/ Dayana Pessanha.
Alguns dos produtos mais vendidos na loja de Dayana. Crédito da Foto: Arquivo Pessoal/ Dayana Pessanha.

A empresária conta que após oito meses no mercado a aceitação do público começou a dar retorno positivo e a cada dia conquista mais adeptas: “Muitas meninas simplesmente adoram quando descobrem que existe uma loja especializada em moda automotiva feminina e comentam com as amigas. Dessa maneira, muitas pessoas passaram a conhecer nossos produtos”, comenta Dayana.

A artesã Amanda de França Bazoli (26) é uma delas. Dona de um estiloso Corsa Hatch Super 97, há cerca de um ano e meio começou a personalizar seu carro e encher de adereços. Ela conta que tudo começou quando ganhou uma capa para volante cor de rosa e a partir daí não parou mais. Hoje o automóvel é cheio de acessórios e até envelopamento cor de rosa ganhou, por gosto da dona e para protegê-lo do sol.

Amanda ao lado de "Penélope", o Corsa Super 97 rico em detalhes. Crédito da Foto: Arquivo Pessoal/ Amanda França.
Amanda ao lado de “Penélope”, o Corsa Super 97 rico em detalhes. Crédito da Foto: Arquivo Pessoal/ Amanda França.

O rosa predomina e está presente nos bancos, tapetes, lixeira, rodas e no teto. Até nome o carro ganhou: “Antes era Gasparzinho por que era todo branco, mas agora é a Penélope”, brinca. Durante esse período a jovem gastou em torno de R$720,00 em acessórios e revela que não vai parar por aí: “Quero fazer um protetor para o cinto de segurança de pelúcia rosa, um lixo mais estiloso e colocar strass no meio do volante. Quem sabe um dia coloco luz rosa de LED nos pneus”, planeja a moça.

E ela não está sozinha nessa, pois até a dona da Carro de Bolso é adepta do estilo: “Tenho um carro com mimos internos, adesivos em lugares exóticos, enfeite para antena, e em especial, os  cílios para carro. Este último é um sucesso total. Todos que olham o carro ficam admirados. Acham esquisito ou simplesmente amam. Até já pararam meu carro e perguntaram onde comprei os cílios”, conta Dayana Pessanha.

E com Amanda não é muito diferente: “Uma vez um rapaz fazendo malabares no semáforo viu o carro, sorriu e falou que sabia que a Penélope existia”. Agora, quando a questão é se precisar de carro a artesã é objetiva: “Dependendo da cor que eu comprar, o estilo vai continuar sim, mas se eu comprar um carro dourado, penso em colocar uma capa de onça nos bancos, aí vou deixar a imaginação rolar novamente”, conta.

Apesar do ditado que fala que “gosto não se discute”, há quem critique. Dayana diz que eventualmente aparecem comentários negativos na página da empresa, dizendo que o estilo é “brega, cafona e exagerado”. Porém ela é bem resolvida quanto ao assunto: “Quem adere a nossa moda, realmente ama. É para pessoas que tem estilo e não tem vergonha disso”, afirma. Amanda concorda e aconselha: “Nada melhor do que ter o carro com a nossa cara. Se gosta de ser diferente, vá em frente e não se preocupe com a opinião dos outros”, conclui.

1 comentário sobre “Estilo Penélope Charmosa”

Deixe uma resposta