Skip to main content
Home » No SóCarrão » Você no SóCarrão » “Máquina de provocar”: o Uno estiloso de Roberson

“Máquina de provocar”: o Uno estiloso de Roberson

#VOCÊNOSÓCARRÃO: Roberson Luiz Camargo – Curitiba/PR.

Se ter “carro de cinema” é apenas vontade passageira para uns, para outros isso faz parte da realidade. O supervisor e técnico em telecomunicações Roberson Luiz Gomes de Camargo (28) é um desses apaixonados pela arte do “bem cuidar”. Foi após o lançamento de Velozes e Furiosos que surgiu a inspiração para personalizar seu carro, um Uno Fire 2004.

Especial de fábrica, com o tempo se tornou ainda mais com a dedicação e cuidados infinitos do dono. De acordo com Camargo, a definição para seu carro é “máquina de provocar”, porém, para ele, o carro é sua segunda paixão: “Quem me conhece sabe que a primeira é minha esposa Priscila”, afirma.

Desde que adquiriu o carro já investiu em muitos acessórios e itens para deixar a “máquina” ainda mais a seu gosto e ele promete não parar por aí. Conheça um pouco da história:

 

“Sou um aficionado por carros como vários por aí, mas dedicado como poucos. Isso cresceu com o lançamento do primeiro filme da série “Velozes e Furiosos”, me dando algumas ideias a mais. Sempre tive uma forma diferenciada de tratar essas máquinas, especialmente a minha: um Uno Fire 2004/2005.

O carro já é de série especial de fábrica e com detalhes específicos, porém dei meu toque pessoal. O motor de fábrica apresentava singelos 55 cv, mas agora aspirado conta com 103cv no dinamômetro, um ganho discreto, mas que faz a diferença.

Alcancei isso iniciando com um novo sistema de escape que agora atua com um coletor de exaustão 4×1 isolado até a sonda lâmbda com termotape (fita térmica usada nas arrancadas), e um escapamento dimensionado até a ponta com duas polegadas, onde foram aplicados dois abafadores Turbo e uma ponteira cromada de alumínio.

O sistema de entrada de ar foi aumentado e também foi aplicado um filtro de ar esportivo duplo-fluxo isolado termicamente até o TBI. O respiro do óleo do motor foi retirado do retorno do mangote de ar para não dar retorno quente. O cabeçote recebeu “passe” de 1mm para aumentar a taxa de compressão, a central foi reprogramada (chipada)  para melhorar a relação ar-combustível e os giros cortarem em 7000RPM.

Já dentro do carro, o estofamento foi inteiramente personalizado com courvin Branco e preto, inclusive nas portas, que já atualizei para apenas preto. Os bancos são do tipo concha esportivos, possuem bordados personalizados, assim como os carpetes estilo tecido.

O volante é esportivo estilo F1 “serrado”, todas as manoplas internas cromadas, o DVD retrátil dá mais um toque, e por fim, possui mostradores extras de Água e RPM, onde toda a iluminação do painel e relógios foi substituída por leds azuis, inclusive nos pés.

No exterior, investi em faróis com máscara negra e leds, e também em um par de faróis de neblina na dianteira. Já na traseira, lanternas insufilmadas, todas vermelhas. Na lataria fiz uma plotagem exclusiva, já copiada várias vezes. Atualmente alterei alguns detalhes externos, justamente pela quantidade de carros que aderiram ao estilo.

Como faz um mês que mudei, ainda não vi nenhuma cópia, mas logo aparecem (risos).  Não fico bravo, pelo contrário, me sinto lisonjeado por servir de inspiração até para carrões que nem precisam de detalhes, por serem quase perfeitos de fábrica. Resumindo: podem imitar à vontade…”

 

ROBERSON LUIZ GOMES DE CAMARGO

CURITIBA – PARANÁ.

[easymedia-slider-two med=”25488″]

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal/ Roberson Camargo.

Quer aparecer aqui também? Mande seu depoimento e fotos para jornalista@socarrao.com.br e participe! Toda terça-feira um leitor diferente vai “estampar” nossas páginas. 

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos