10 tecnologias que estarão presentes nos carros no futuro

10 tecnologias do futuro em carros

Novas tecnologias estão chegando e devem mudar até a maneira de como dirigimos.

1 – Carros que se comunicam

Imagine que você está atravessando um cruzamento e não consegue ver um outro carro passando pelo sinal vermelho e vindo em sua direção. Esse acidente poderia ser evitado se os carros se comunicassem, acionando os freios automaticamente.

Montadoras já estão trabalhando nessa tecnologia chamada de Vehicle-to-Vehicle communication (V2V), que deve ajudar a reduzir o número de acidentes.

2 – Inteligência

Os carros devem acompanhar a tecnologia inteligente dos smartphones e começarem a aprender mais sobre os hábitos do motorista, como sintonizar automaticamente a rádio que você costuma ouvir ao ir para o trabalho, ou ainda enviar um SMS para seu chefe caso o trânsito faça com que você se atrase.

3 – Autonomia

Empresas como Google e Nissan trabalham forte no desenvolvimento de carros autônomos, que podem até mesmo dispensar motoristas humanos. Esses carros serão capazes de fazer uma viagem sozinhos sabendo o caminho, desviando de obstáculos e com segurança. Nos próximos anos devemos ver os primeiros carros autônomos sendo demonstrados.

4 – Realidade aumentada no para-brisa

Pense no visor do Exterminador do Futuro ou do Homem de Ferro. Agora imagine esse visor sendo o seu para-brisa, exibindo informações com tecnologia de realidade aumentada.

5 – Bateria Wireless

A Audi desenvolveu um protótipo do Audi TT Offroad que é capaz de carregar a bateria sem o uso de fios. Mas isso exige uma estrutura mais complicada, com placas de indução sendo colocadas no chão para transmitir a energia. Quando o carro passa sobre ela, é recarregado.

6 – Conexão 4G

Um carro que se propõe a ser conectado e inteligente precisa ter uma boa conexão com a internet. A melhor maneira de fazer isso é com a conexão 4G, com altas velocidades, capazes de realizar tranquilamente tarefas como tocar música, mostrar previsão do tempo, mapas, ler e-mails, etc.

7- Motor elétrico

Os motores movidos a energia elétrica já não são novidade, mas eles devem se tornar cada vez mais comuns no futuro. A Tesla deu um passo importante nessa direção ao abrir suas patentes para que qualquer empresa possa usar suas tecnologias. O meio ambiente será o maior beneficiado.

8 – Energia Solar

Ainda deve demorar o dia em que os carros serão totalmente eficientes e movidos a energia solar, mas até lá, a energia solar já pode ajudar a armazenar energia. Alguns carros-conceito com painéis solares já foram demonstrados em eventos. Eles são capazes de recarregar a bateria do carro e aumentar a autonomia, diminuindo a dependência da gasolina.

9 – Sistema Operacional

Pra que serve um carro inteligente e com conexão 4G se ele não tem um bom sistema operacional para gerenciar isso tudo? Empresas como Google e Apple brigam para trazer suas versões de sistemas operacionais para os carros, com produtos como o Android Auto e o CarPlay. Em breve no carro mais perto de você.

10 – Menos peso

Energia solar e motores elétricos são ótimos para o meio ambiente, mas diminuir o peso dos carros pode ajudar ainda mais a melhorar a autonomia. Quanto menos peso, menos energia gasta. Com o uso de materiais leves e peças com fibra de carbono, é possível deixar esse Ford Fusion 300 kg mais leve, chegando ao peso de um Ford Fiesta.

 

Deixe uma resposta