Aton-Impulse Viking 2992 anda em qualquer terreno, inclusive sobre a água

O utilitário russo Aton-impulse Viking 2992, da República do Tartastão, é grande, mas com tamanho certo para rodar na rua, sem licença especial alguma. E ainda tem uma bomba d’água na traseira, para andar na água, e pneus gigantes que o ajudam a flutuar.

É uma máquina que pesa mais de 3 toneladas, projetada para uso de serviços de emergência, mas com apelo ao público que gosta de fazer trilha. E deve ter um motor à altura não? Que nada, é um motorzinho de Lada Niva, um 1.8, de 82cv apenas.

E não é barato: é um super veículo que arranca o dinheiro todo da carteira de quem deseja ter um, já que seu preço vai de US$ 200 mil, na versão de 7 lugares, até US$ 350 mil, na versão com 12 assentos e 6 rodas (e com um trailer na traseira). Isso lá fora.

O carro oferece muito conforto para carregar passageiros, pois tem amplo espaço interno, num tamanho que lembra um carro de porte industrial. Seu motor 1.8, porém, não permite velocidade máxima maior que 60km/h na estrada, embora até tenha uma velocidade razoável na água: 15km/h, comparável à de muitos barcos com motor mais potente. Pelo menos é econômico: média de 14,7km/l de gasolina.

Seu centro de gravidade é baixo, permitindo uma inclinação lateral da carroceria em até 42 graus antes de você se preocupar em capotar. Seu ângulo de ataque, também é muito bom: “apenas” 38 graus. Os pneus são grandes e possuem forma de balão (1300x600x533mm), com ajuste dos níveis de pressão no painel do carro, além de suspensão pneumática também ajustável, permitindo alterar a altura do solo em até 10 polegadas (em torno de 25 cm).

O Aton-Impulse Viking 2992 certamente tem um apelo para o público que gosta de um off-road. Mas que merecia um motor melhor, isso merecia.

Deixe uma resposta