Skip to main content
Home » Notícias » Jaguar e Land Rover lançam dispositivo detector de motos e bicicletas para evitar acidentes

Jaguar e Land Rover lançam dispositivo detector de motos e bicicletas para evitar acidentes

Sistemas de detecção de movimento e antecipação de colisão já existem em alguns carros, mas alguns deles pecam por não detectar veículos menores, como motos e bicicletas. Pensando nisso, o grupo Jaguar/Land Rover lançou um sistema de segurança para sua linha, o bikeSense, para evitar o acidente com esse tipo de veículo.

Com características ousadas e ao mesmo tempo inovadoras, esse sistema funciona combinando luzes, sons e avisos vibratórios que indicam ao motorista se ele vai se deparar com uma possível colisão, não só com motos e bicicletas, mas também com pedestres.

O sistema funciona de maneira similar aos modelos City Safety e Pedestrian Detector da Volvo. Ou seja, avisa ao motorista quando as motos e bicicletas estão se aproximando, pois como são veículos ágeis e com características e dimensões que facilitam a locomoção, os condutores dos automóveis acabam não visualizando a sua aproximação e com isso acidentes acabam ocorrendo.

Basicamente, quando esses veículos de duas rodas estão se aproximando, o sistema passa a emitir alguns avisos com ruídos de advertência, além de um dispositivo que vibra nos pedais, puxadores das portas e banco do motorista, dando “tapinhas” no ombro avisando de onde vem o transeunte.

No interior do veículo uma iluminação do painel, que acende e ainda muda de cor, indica se eles estão se aproximando ou se afastando do automóvel. Além disso, há a emissão de um áudio de alerta através do alto-falante sobre a proximidade. Ou seja, o sistema é à prova de distraídos. Se o motorista se encontrar nesse estado mais “relaxado”, não há como ignorar um dos sinais que o carro emite.

O sistema ainda indica, mesmo com o carro estacionado rente ao meio fio, a possibilidade de uma colisão com uma bicicleta ou moto que esteja passando ao lado do veículo, impedindo a abertura da porta. Não precisa nem olhar no retrovisor.

Assista ao vídeo de divulgação:

Imagem: do vídeo

Compartilhar