Passeios de Buggy são sinônimo de diversão no Brasil

O Buggy, também chamado aqui no Brasil de “bugue” é mais utilizado para passeios em regiões nordestes, pelo seu estilo que permite um maior contato com a natureza, seu visual esportivo e sua potência que o permite circular com maior facilidade principalmente em terrenos com muita terra ou areia, já que possui pneus mais largos e é um veículo adaptado para estes terrenos.

No Brasil há vários fabricantes de buggy, que geralmente conta com um motor VW boxer, de Fusca, ou AP, de Gol e Santana, contando com a mesma caixa e suspensão utilizados nesses carros, embora possa-se utilizar de outros veículos. Na década de 70 era utilizado a plataforma do fusca mais encurtada, porém, hoje em dia somente é permitido o uso de chassis homologados.

Um detalhe muito importante é a preparação do motorista, pois dirigir um buggy é bem diferente do que dirigir um veículo comum, já que o buggy pesa muito pouco e a distância entre-eixos é bem menor. Passar por um período de adaptação é fundamental para que o motorista possa garantir a segurança de todos os passageiros.

Um dos problemas enfrentados pelos motoristas é que o buggy tem pouco peso na sua frente, isto facilita o travamento das rodas. Outro problema são os pneus traseiros que por serem maiores faz com que o veículo tenha facilidade de puxar para os lados, principalmente quando não há passageiros.

Há vários modelos de buggy, como os de passeio, para andar na areia, e os de competição, sendo que cada um é produzido para o fim a que se destina, por exemplo, o buggy de passeio prioriza o conforto dos passageiros, não sendo necessário ser um modelo que apresente um ótimo desempenho.

Para competição ou trilha, as famosas “gaiolas” são mais populares. Na trilha, costuma-se utilizar pneus para barro

O contrário são os buggys de competição (gaiolas), que não oferecem conforto mas priorizam o desempenho, assim como aqueles que precisam enfrentar terrenos arenosos. As diferenças também são encontradas nos pneus, pois os buggys de areia contam com pneus adequados para estes terrenos.

Aquele carrinho de golfe, na verdade é um buggy adaptado para o transporte dos jogadores no campo de golfe. Mas o mais conhecido é o mini-buggy, destinado às crianças e por isto conta com baixa potência e serve para o aprendizado e também para a diversão.

Como vemos, há vários modelos e estilos de buggy, sendo adaptado ao seu uso, garantindo a segurança, conforto e desempenho, de acordo com as necessidades de cada usuário.

Deixe uma resposta