Skip to main content
Home » No Mundo » Carro manual é raro nos EUA

Carro manual é raro nos EUA

Já imaginou se você fosse comprar um carro novo e tivesse que escolher, entre os opcionais, um carro manual? Pois nos EUA é assim.

Carro manual é coisa para público de nicho nos EUA. Embora até não sejam poucos os americanos que gostem da esportividade de trocar de marcha nos tempos certos para aproveitar melhor o motor, o fato é que até mesmo entre os esportivos é muito difícil encontrar uma opção de câmbio manual. E, por incrível que pareça, pode ser necessário pagar até mais caro por isso.

Quem procura carro manual tem dificuldade de encontrar uma opção até mesmo em setores onde sua presença seria mais esperada, como entre esportivos e picapes. Levantamento feito pelo blog Opposite Lock recentemente mostrou que, de 256 modelos pesquisados, apenas 50 apresentam essa opção.

É notável a ausência desse tipo de transmissão até mesmo em SUVs mais esportivos, como a Porsche Cayenne. Ferrari? Não também. Desde 2011, devido a vendas fracas, a montadora de Maranello desistiu de disponibilizar trocas manuais para o mundo inteiro. Entre os sedans e carros de luxo, então, pode esquecer. Transmissão é mesmo automática, com raríssimas exceções.

Mas há opções, por lá, para quem gosta de trocar de marcha. Embora muitos caminhões menores sejam automáticos, o terreno dos gigantes “18 wheelers”, as famosas carretas de 18 rodas, ainda é dominado pelo câmbio manual. Também entre carros de entrada (para o padrão americano) é possível encontrar caixa manual. Um exemplo são os Honda Civic que, em teoria, vêm com transmissão automática opcional. Na prática, contudo, o normal é encontrar Civics com esse “opcional”. Pelo menos na versão Si, muito similar à presente no Brasil, só há opção de mudança manual.

O mesmo ocorre com outros carros considerados compactos. Ford Focus e Fiesta, Honda Fit, Toyota Corolla, Mini, Fiat 500, Chevrolet Sonic e Cruze e outros menos conhecidos dos brasileiros, todos têm opção de troca manual, mesmo que suas versões com câmbio automático sejam as preferidas pelo público.

Honda Civic Si: modelo americano só tem versão com câmbio manual.

Para saber mais (em inglês):

http://oppositelock.jalopnik.com/every-manual-transmission-available-today-1688229050

http://www.popularmechanics.com/cars/g95/the-10-best-cars-that-still-offer-a-manual-transmission/

http://www.carmagazine.co.uk/features/opinion/tim-pollard/ferrari-click-clack-manual-transmissions-rip/

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos