Carros usados podem ser mais econômicos e custar menos no fim do mês

Quem vai comprar um carro usado para rodar muito precisa de um modelo econômico. O comprador precisa olhar tudo, desde a documentação, condições dos pneus, lataria, motor, parte elétrica, verificar até se a cor tem boa aceitação no mercado. Mas também é de fundamental importância que se verifique também se o carro é ou não econômico.

Para ajudar o consumidor de carro usado a escolher o veículo certo, trazemos de volta os números de uma pesquisa do Inmetro de 2012, com modelos que hoje custam em torno de R$ 20.000,00 a R$ 25.000,00 no mercado. Todos os modelos foram devidamente testados em laboratórios próprios para esta pesquisa, contando com profissionais capacitados, sendo que somente a Chevrolet recusou, na época, o convite para participar dos testes.

E o resultado colocou os veículos testados em 6 grupos, de A até E, sendo que os veículos classificados com A são os mais econômicos, ao passo que aqueles classificados como E, são os que mais gastam combustível.O recém fora de linha Fiat Mille ficou classificado como A, nas versões Mille Fire Economy 2 ou 4 portas, modelo 1.0 8v e sem ar condicionado.

Na cidade, o consumo do modelo é de 12,7 km/l quando abastecido com gasolina e na estrada o consumo é de 15,6 km/l. O novo Fiat Uno também ficou muito bem posicionado: o modelo Economy Evo de 2 ou 4 portas consome apenas 12,5l de gasolina por km na cidade e na estrada o consumo é de 15,2 km/l. O Nissan March é o próximo da lista, conseguindo a classificação A, pois seu consumo na cidade, com gasolina, é de 12,6 km/l e na estrada é de 15,0 km/l.

A Renault ficou muito bem posicionada com Clio que na categoria A teve as seguintes versões: Authentique 3 ou 5 portas 1.0 16V e a Expression 5p 1.0 16V. Na cidade, o consumo de gasolina ficou em 14,3 km/l e na estrada o consumo foi de 15,8 km/l.

Outros modelos que ficaram muito bem posicionado no ranking de 2012 foram:

Citroen C3 Origine e Tendence.
Fiat Siena.
Ford Fiesta Hatch.
Honda Fit
Hyundai HB 20
Volkswagen Gol Ecomotion

Nissan March: um dos carros mais econômicos do mercado

Renault Clio: nota A na avaliação do Inmetro de 2012

Deixe uma resposta