Cars4christmas – carros como presente de natal para pessoas com deficiência

Uma iniciativa interessante neste Natal de 2014 que passou é a Cars4Christmas. Quantas empresas ou organizações do mundo estão realmente preocupadas com a acessibilidade das pessoas menos favorecidas? Quantas você conhece na sua cidade, no seu país que estão se importando com isso? Não se assuste se você se der conta de que poderá tranquilamente contar nos dedos tais empresas ou instituições, pois são realmente poucos os grupos interessados no tema.

Exceção nesse universo é a Cars4christmas, uma organização norte-americana sem fins lucrativos que busca oferecer transporte gratuito para os indivíduos desfavorecidos que moram relativamente distantes dos grandes centros urbanos ou possuem algum tipo de deficiência física.

A organização sabe que mais de um terço da população trabalhadora norte-americana vive em subúrbios. Em algumas cidades dos Estados Unidos, dados indicam que mais de 50% por cento dos trabalhadores ou outras pessoas vivem em localidades quase que descobertas de transporte público. Isso dificulta muitas atividades da vida diária das pessoas, como ir ao serviço de saúde (pessoas que fazem diálise ou necessitam constantemente de cuidados médicos de urgência, por exemplo, sofrem muito mais).

Pensando nisso, a Cars4christmas foi idealizada para oferecer transporte básico, público e gratuito, para aquelas pessoas que realmente necessitam dele. Seu fundador, Terry Franz tinha consciência de que muitas pessoas não terão condições de possuir um carro, ainda que consigam na vida ter acesso a alimentos ou mesmo moradia.

A Cars4christmas atua na recuperação de veículos para fazê-los retornar ao uso e servir à comunidade, fazendo até mesmo, em alguns casos, um leilão daqueles carros que são considerados indignos de retornar às estradas. A renda arrecadada serve para que a organização cubra os custos de sua existência.

Trata-se de um projeto realmente comunitário, filantrópico por excelência, reunindo donos de indústrias, imprensa e diversas pessoas preocupadas em ajudar ao próximo

A Cars4christmas depende, portanto, da conjunção de forças desses diversos setores e pensa seriamente em expandir-se para outras partes do mundo, levando adiante esse projeto humanitário.

Deixe uma resposta