Skip to main content
Home » Cotidiano » Chineses criam carro a partir de impressora 3D

Chineses criam carro a partir de impressora 3D

Custo de venda seria de pouco mais de cinco mil reais.

A primeira vista mais parece um Buggy, mas não é. Este é um modelo produzido na China pela empresa Sanya Sihai com o auxilio de uma impressora 3D. O que mais chama atenção, além do visual, é claro, é o tempo que esse veículo levou para ficar pronto: cinco dias para “imprimir” a carroceria e um mês e meio ao todo, para inserir peças como o motor, por exemplo.

Isso sem falar que ele comporta até duas pessoas, é composto por motor elétrico, atinge velocidade máxima de 40 km/h e ainda por cima é barato: o custo de venda é de U$1770, algo próximo de R$5500,00 – bem mais até que o conhecido Buggy.

Impressão da carroceria levou cinco dias, tempo record para esse tipo de produção.  Crédito da Foto: Divulgação.
Impressão da carroceria levou cinco dias, tempo record para esse tipo de produção. Crédito da Foto: Divulgação.
chines-3d-2
Valor de venda seria de pouco mais de cinco mil reais. Crédito da Foto: Divulgação.

Mas se engana quem acha que esse é o primeiro carro produzido por impressão 3D, nesse estilo. No ano passado a empresa norte-americana Local Motors apresentou em Detroit um protótipo até bem parecido com esse mas que atinge 80 km/h. Neste modelo a carroceria foi produzida com plástico injetado  e fibra de carbono, recebeu motor elétrico de 17cv com autonomia de 100 km e transmissão de única velocidade.

Com preço bem mais alto, carro produzido nos EUA atinge até 80 km/h com motor elétrico. Crédito da Foto: Divulgação.
Com preço bem mais alto, carro produzido nos EUA atinge até 80 km/h com motor elétrico. Crédito da Foto: Divulgação.

Porém a diferença de preço para o chinês é gritante: este custaria entre U$18 mil e U$30 mil, algo entre 48 e 80 mil reais. Outra divergência entre os dois é o tempo de fabricação que no americano é um recorde para esse tipo de veículo: 44 horas. E tem mais, a Local afirma que pretende reduzir o tempo para 24 horas e produzir ainda outras duas carrocerias. Veja os carros em ação:

https://www.youtube.com/watch?t=20&v=IRTDwc6LvcA

Compartilhar