Skip to main content
Home » Notícias » Comprador poderá saber se carro adquirido já foi batido

Comprador poderá saber se carro adquirido já foi batido

Sistema está disponível em todo o Estado do Paraná. Polícia Militar é responsável pela divulgação dos dados.

 

A partir desta sexta-feira quem estiver negociando um carro, mas não sabe a real procedência ou o histórico do veículo vai poder contar com mais uma ferramenta, o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU), disponível em 399 municípios paranaenses. A medida vem para assegurar mais transparência na hora da negociação e também para auxiliar seguradoras perante sinistros, agilizando o pagamento das franquias, por exemplo.

O projeto tramitava desde 2009 e em 2011, o Batalhão de Trânsito começou a prestar atendimento onde se davam as ocorrências ou na própria secretaria. Somente em 2012 o serviço passou a ser realizado online. Porém, informações de acidentes sem vítimas, por exemplo, ficavam restritas e não era possível saber em caso de compra e venda se na história do veículo havia algum registro desse tipo. Agora a situação mudou.

Consultas

As consultas poderão ser realizadas através do endereço eletrônico (www.bateu.pr.gov.br) e é possível fazer a impressão de boletins registrados pela Polícia Militar no Paraná. Veículos de outros Estados não poderão ser verificados através do sistema. Além disso, furtos e roubos não estão inclusos nesta lista. Através do BATEU só serão permitidos registros de acidentes sem vítimas, envolvendo até três veículos com prejuízos materiais.

Quem deseja registrar um incidente deve ter em mãos documentos pessoais como RG, CPF ou carteira de habilitação, endereço residencial, telefone e e-mail para contato, além do endereço do local do acidente com hora e data, e também os dados dos condutores ou veículos envolvidos, fazendo um breve relato da ocorrência. Mas fique atento a veracidade dos dados, principalmente placas.

O alerta da PM/PR é de que caso os dados fornecidos não batam com as informações do acidente, pode imputar crime de falsa declaração.  Para mais informações basta acessar o site ou enviar e-mail para a Polícia Militar do Paraná ( bateu@pm.pr.gov.br).

Registros podem ser feitos pela internet a partir desta sexta. Crédito da Imagem: PM/PR.
Registros podem ser feitos pela internet a partir desta sexta. Crédito da Imagem: PM/PR.

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos