Skip to main content
Home » Notícias » Contran determina a obrigatoriedade dos simuladores em autoescolas

Contran determina a obrigatoriedade dos simuladores em autoescolas

Candidatos deverão passar por cinco horas/aula sendo pelo menos uma no período noturno.

 

Desta vez não vai ter jeito, quem vai fazer a primeira habilitação ou pretende fazer a mudança de categoria da CNH terá que passar por cinco horas de aula nos simuladores. A decisão foi sancionada nesta semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão do Ministério das Cidades, a pedido dos Detrans de todo o país. Atualmente só os Estados do Acre, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Sul exigem que os candidatos utilizem o aparelho.

A resolução 543 foi publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União e regulamenta que pelo menos uma das cinco horas seja realizada no período noturno. Além disso, alunos que já terminaram suas aulas teóricas deverão passar pelo simulador antes de ir para a rua, válida para quem pretende tirar a carteira de categoria B, para carros. Após esta etapa de implantação deverão passar pelo sistema futuros motoristas comerciais, quem pretende dirigir ônibus e caminhões, além de motocicletas.

Em nota oficial divulgada pelo Contran, o presidente da instituição afirma que a medida é pela preocupação com o trânsito. “Já tivemos bons resultados nos Estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador”, explicou.

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos