Skip to main content
Home » Notícias » Diferenças entre um motor longitudinal e um transversal

Diferenças entre um motor longitudinal e um transversal

Confira as vantagens e desvantagens de cada um.

Quem tem carro em casa e já está acostumado a dirigir há um bom tempo, com certeza já deve ter ouvido falar de motores longitudinais e transversais. São dois tipos de motores que criam dúvidas entre usuários de diversos automóveis, geralmente por questões de vantagens e desvantagens de cada um deles. Se você está entre esses usuários, atente-se ás informações sobre cada um dos motores a seguir e tire todas as suas dúvidas:  

Motor longitudinal  

Esse tipo de motor era comum em carros mais antigos, pois ele vinha alinhado proporcionalmente ao comprimento do veículo, ou seja, esses modelos tinham propulsores dianteiros instalados longitudinalmente. Isso nos faz pensar que um carro com um motor desses quase não tinha muita vantagem. Muito pelo contrário. Os carros mais populares da história do automóvel, como o Gol, tiveram motores longitudinais por décadas, e suas configurações permitiam aos usuários uma maior liberdade na manipulação dos eixos, já que sua tração principal vem instalada no lado traseiro, sendo o dianteiro mais retraído, diminuindo um pouco o desconforto no painel na hora de dirigir.  

Disposição de um motor logitudinal. Foto – Divulgação.

Motor transversal  

Os motores transversais são comuns em carros mais modernos. Carros com instalações transversais oferecem uma leveza maior ao dirigir. Essa é uma das principais vantagens, pois o motor transversal vem instalado paralelo aos eixos das rodas, e isso dá ao motorista a sensação de um carro mais compacto. Toda essa configuração gerada pela instalação dos motores transversais são compatíveis com todas as outras trações do automóvel, por isso que todos dizem que esse motor é o que mais oferece vantagem.

Motor transversal. Foto – Divulgação.      

Quanto à vantagem e desvantagem de ambos os motores, são observáveis de acordo com a marca e o modelo de cada automóvel, e é nisso que podem surgir muitas controvérsias a respeito. Por isso, avalie bem suas expectativas para com uma marca, por exemplo, e verifique depois as compatibilidades entre as funções do carro.

Compartilhar