Em 2014, mais de 518 mil veículos foram financiados no Paraná

Estado ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro em que a população mais parcela veículos na hora da compra. Usados foram os mais procurados.

Nunca foi tão fácil comprar um veículo e os dados confirmam essa tese. De acordo com um levantamento realizado pela Unidade de Financiamentos da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), no ano passado o Paraná atingiu a marca de 518.550 veículos comprados desta forma no estado.

Dentre os mais procurados estão os carros de passeio, motos, veículos pesados e comerciais leves. Novos e usados que pertencem à categoria dos leves somaram 437.619 representando 84% do total. Além disso, 42.025 motos e 36.404 caminhões e outros veículos pesados ajudaram a compor o quadro. O pico dos financiamentos ocorreu no fim do ano, com aumento de 18,7% no mês de dezembro.

Isso se justificaria pelo pagamento do décimo terceiro, redução de impostos e pelas promoções de fim de ano, o que atrai e muito os consumidores. Já em comparação com outros estados, o Paraná só perdeu para São Paulo e Minas Gerais, mas mesmo assim ficou no topo da lista na Região Sul que ao somou mais de 1.341.669 financiamentos.

 

Novos x Usados no Brasil

A briga entre novos e usados foi bem acirrada, mas quem levou vantagem foram os que já rodaram por aí, atingindo mais da metade dos consumidores.  A diferença entre as categorias foi relativamente pequena, sendo que os novos atingiram apenas 70 mil parcelamentos a menos. Quem faz parte dessa estatística é o militar Eduardo Rocha de Oliveira, de 23 anos.

Recentemente ele comprou um Fox e conta que optou por comprar um carro parcelado devido à necessidade, mas que pesquisou muito antes de fechar negócio:Como eu não possuía carro e também não tinha o dinheiro à vista, optei pelo financiamento devido à necessidade de utilizar para me deslocar ao trabalho. O cuidado tomado foi na hora do financiamento, saber as reais taxas de juros cobrados e também fiz pesquisa de preço de acordo com o que eu poderia gostar, além da qualidade da marca e do automóvel.”

Assim como Rocha muita gente correu para as lojas, porém, o número de pessoas que optaram por pagar seus veículos em “suaves prestações” caiu 5,4% em comparação com 2013. Mesmo assim os dados são bem significativos- foram aproximadamente seis milhões e quatrocentos mil créditos aprovados em todo o país – 85% do total da Região Sul.

Balanço Geral – Os mais comprados

De acordo com o CETIP, o mais cobiçado pelos brasileiros na categoria dos populares é o Fiat Palio, seguido pelo Gol da VW, Fiat Uno, Volkswagen Up! e Ford Ka. Já nos “superiores” quem lidera o topo da lista é o Chevrolet Onix, desbancando o HB20 da Hyundai, Volkswagen Fox e o Renault Sandero.

Líder entre os mais procurados, Fiat Palio desbancou até o Gol da VW. Crédito da Foto: Divulgação.
Líder entre os mais procurados, Fiat Palio desbancou até o Gol da VW. Crédito da Foto: Divulgação.

Uma boa fatia dos gráficos de 2014 é ocupada por sedans pequenos como o Fiat Siena, Chevrolet Prisma e o Voyage da Volks. O salto foi dos 18% de 2011 para os 21% no ano passado, diferente dos hatchs pequenos que há três anos representavam 37% das compras e hoje ocupam a casa dos 29%.

Siena lidera a lista dos sedans mais buscados. Crédito da Foto: Carros e Carros.
Siena lidera a lista dos sedans mais buscados. Crédito da Foto: Carros e Carros.