Skip to main content
Home » Notícias » Estacionar em vagas destinadas a pessoas com deficiência vai render multa maior

Estacionar em vagas destinadas a pessoas com deficiência vai render multa maior

Novas regras devem entrar em vigor em janeiro de 2016. Quem parar o carro em vagas preferenciais passa a “levar” multa grave e cinco pontos na CNH.

 

Já que educação nem sempre “vem de berço”, o jeito é multar. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) anunciou ontem que quem estacionar em vagas destinadas a pessoas com deficiência vão sentir as consequências ainda maiores no bolso. Quem estaciona hoje em vagas preferenciais sem ter autorização leva multa leve, três pontos na carteira de habilitação e paga o valor de R$53,20. De acordo com a Entidade, a multa agora passa a ser grave com valor de R$127,69 e cinco pontos na CNH.

O texto que foi publicado no DOU e altera o artigo 181 inciso XVII do Código Brasileiro de Trânsito deve entrar em vigência a partir do dia 06 de janeiro de 2016.  O diretor geral do Detran do Estado do Paraná e também Presidente da Associação Nacional dos Detrans Marcos Traad afirma que a legislação teve que ser modificada devido a falta de bom senso dos motoristas que não respeitam as regras. “Infelizmente, muita gente ainda pensa que não tem problema usar a vaga só por um minutinho. Assim, o legislador teve de apelar para o bolso”, diz Traad.

Para se ter ideia da falta de conscientização dos motoristas, somente no ano passado foram aplicadas mais de 10 mil punições referentes a essa questão – 2,5 mil somente na capital do Estado – 4237 somente entre janeiro e maio de 2014 em todo o Paraná. De acordo com o CTB, apenas 2% das vagas do município são reservadas a esse fim e 5% a idosos. Além do endurecimento da lei, quem tiver alguma deficiência auditiva terá auxílio na hora de fazer a primeira habilitação onde será garantido o direito de acessibilidade de comunicação em todas as etapas do processo, incluindo material didático audiovisual com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Compartilhar