Google anuncia novidades para protótipo de carro que dirige sozinho

Empresa está em negociação com a GM para produzi-lo em grande quantidade.

Já não é de hoje que a indústria automotiva vem se preparando e lançando carros super modernos e cheios de tecnologia, e no final do ano passado, a Google apresentou novidades em seu protótipo que foi mostrado pela primeira vez ao público em 2010. Para quem nunca tinha ouvido falar nessa novidade, para dar a partida no carro basta baixar um aplicativo em seu smartphone e dar as coordenadas.

O “Self-Driving Car Project” comporta até duas pessoas e dispensa o uso de volante e pedais. O lado ruim dessa história é que se por acaso seu celular der “tilt”, o carro não sairá do lugar, algo comparado a perder as chaves ou ainda, esquecê-las do lado de dentro.

Crédito da Foto: Divulgação.
Crédito da Foto: Divulgação.

Em compensação, o sistema do veículo só pode ser acionado por meio de um único celular cadastrado, o que impede que um espertinho tente levá-lo embora. Mas toda essa tecnologia ainda não saiu do papel por uma simples questão: quem irá produzi-lo?

Há alguns dias o Google anunciou que está em negociação com a General Motors e em breve é possível que o carro saia do papel e chegue aos consumidores. Se isso acontecer, a ideia é que os primeiros modelos comecem a circular ainda neste ano, pois até algumas mudanças em legislações no exterior já começaram a serem feitas para que o pequeno notável comece a circular.

Mas apesar dessa parceria, a empresa já avisou que não tem intenção de se transformar em uma montadora deixando as vendas exclusivas a quem for fabricar o carro. Com relação ao preço, quem estiver se planejando para ter um desses já deve ir preparando o bolso: a estimativa é que ele custa aproximadamente 200 mil reais.

Veja no vídeo como o carro funciona: