Jovem do Afeganistão cria carro movido à energia solar por menos de U$2 mil

Mesmo em dias nublados carro é capaz de recarregar a bateria através do pedais.

Que o Afeganistão é um país cheio de conflitos armados e religiosos não é novidade para ninguém, mas mesmo assim ainda há pessoas que acham um jeito de criar invenções geniais e que retirem o foco da parte negativa do local. Um exemplo disso é Mustafa Mohammadi que desenvolveu um veículo com apenas três rodas abastecido com energia solar.

Em entrevista a uma rede de televisão local ele contou que não conseguiu concluir seus estudos, mas a força de vontade foi mais forte. Cansado da poluição de Cabul, capital afegã, decidiu fazer algo pelo país e pelo planeta. O “Photon”, como foi batizado, possui seis painéis solares e cinco baterias.

Através dos pedais do automóvel é possível recarregar a energia, sem a necessidade de que haja sol no dia. Além disso, o carro tem capacidade para até dois passageiros e leva um motor de 60 volts. A autonomia do veículo com todas as baterias carregadas é de até duzentos quilômetros, a uma velocidade de 40 km/h. Confira abaixo como ficou o veículo:

 

 

afegao-08
Com cinco placas solares, carro é capaz de se “recarregar” até mesmo em dias nublados. Crédito da Imagem: Pashtunforums.
afegao-06
Preocupado com a situação do ar local, Mohammadi decidiu criar o veículo com energia solar. Crédito da Imagem: Azizullah Safi.
afegao-05
Com interior simples e “volante” de motocicleta, carro tem autonomia de até 200 km. Crédito da Imagem: Pashtunforums.
afegao-04
Populares locais curiosos com a invenção de Mohammadi. Crédito da Imagem: Huffingtonpost.

 

 

 

Deixe uma resposta