Skip to main content
Home » Notícias » Land Rover Defender sai de linha

Land Rover Defender sai de linha

Está chegando ao fim a história de uma era de glórias e grandes histórias para contar: o lendário Defender, da Land Rover, está com seus dias contados.

O veículo da montadora britânica marcou gerações, e chegou a transportar inclusive membros da família real inglesa (acredite, a própria rainha já viajou nele). Apesar do nome Defender ter sido criado apenas nos anos 1990, o primeiro Defender, batizado de Serie 1, foi criado em 1948 com o propósito de transportar o exército inglês no período pós-guerra, ficando famoso mesmo nos documentários da National Geographic em parques nacionais africanos. Portanto, ele é um veículo robusto, que lembra um jipe bem ao estilo 4×4.

Mas a era de ouro desse 4×4 que marcou gerações está chegando ao fim. A Land Rover já havia anunciado, em meados de 2011, que o veículo sairia de produção, e agora está confirmado que ele deve ser produzido apenas até dezembro de 2015.

Existem várias especulações para o fim dessa linha, entre elas está o fato de que o Land Rover Defender não se adaptaria às novas condições exigidas na Europa para emissões de poluentes.

Outro motivo, segundo os executivos e engenheiros da montadora, é que a própria marca criou dois novos conceitos durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2011.

Esses novos conceitos são os veículos DC100 e DC100 Sport, com muito mais tecnologia do que seu antecessor, o Defender. Esses veículos, além de toda a versatilidade que o velho Serie 1 tinha – como encarar qualquer tipo de obstáculo, literalmente -, trazem muito mais conforto e instrumentos úteis para as necessidades de hoje.

Entre esses novos itens, estão câmbio de oito marchas, caixa de reduzida, tração integral, sistema de start/stop com motores de gasolina e a diesel, além de pneus especiais com banda de cravos acionável com o toque de um único botão.

Além disso, também conta com a tecnologia do sistema Terrain-i, que traça o terreno na busca de obstáculos. Entre os itens de tecnologia, também conta com um tablete integrado e um painel de instrumentos.

A velha Land Rover Defender. Imagem: divulgação

Land Rover DC100, que substituirá a Defender

Compartilhar