México ultrapassa Brasil na produção de carros

O México, após assumir a sétima colocação no ranking mundial de produção de veículos automotores, passou até mesmo o Brasil. Segundo as estatísticas desse ranking, atualmente, o México produz mais veículos que o Brasil, haja vista que o país registrou um crescimento de 9,8% em sua produção automotiva no ano de 2014 com a fabricação de 3,21 milhões de veículos, sendo que a maior parte deles são destinados para exportação para outros países.

Shelby GT500 tem sua transmissão produzida no México

Este, aliás, é o aspecto que impulsiona a indústria mexicana. Ao contrário da indústria brasileira, mais voltada para o mercado interno, os mexicanos obtiveram excelentes índices de exportações no ano de 2014, contabilizando cerca de 2,64 milhões de veículos exportados para o exterior, com apenas 1,13 milhão veículos direcionados ao mercado interno.

Mas não como há negar que o momento para indústria automobilística lá no México está tão bom que mesmo as vendas internas tiveram um aumento significativo de 6,8% no último ano. A indústria automobilística brasileira está passando por uma fase muito difícil, pois os principais parceiros de importações, como a Argentina, estão com o mercado fechado.

Isso, além da crise no mercado interno, faz com que o Brasil tenha um pouco de dificuldade para escoar a sua produção nacional e tenha que ir atrás de novos parceiros comerciais. A solução encontrada pelo governo brasileiro, a fim de minimizar este momento de dificuldade, foi buscar em países como a Colômbia e alguns países no continente africano uma saída para a volta da realização das exportações, mas o que desanima o setor é que as vendas estarão, em princípio, estagnadas até a metade do ano de 2015.

Curiosidade: a maioria dos carros montados no México são direcionados para o mercado norte-americano. Além disso, muitos dos carros montados nos EUA tem seus motores ou transmissão produzidos no México, incluindo alguns ícones, como o Ford Shelby GT500, que tem sua transmissão feita naquele país. Tanto que já tem gente dizendo que a capital americana dos carros será, em breve, o México.

Cadillac Escalade EXT é montada no México

Deixe uma resposta