Motivos pelos quais o motor pode falhar

Veja dicas e soluções para problemas que ocorrem no seu motor.

Pode acontecer do seu carro falhar quando você menos espera, aliás, isto acontece com muito mais frequência do que se imagina. Nesta hora muitas pessoas entram em pânico, mas isto de nada resolve! O importante é ter calma para poder avaliar o que está acontecendo.

São vários os motivos que podem levar um veículo a falhar e cada motivo tem suas próprias características. Identificando o problema ficará mais fácil resolvê-lo. O mecânico Gabriel Colaço aponta nesta matéria alguns problemas que podem ocorrer no motor do seu veículo e suas respectivas soluções.

Preste atenção no seu veículo

“É muito importante estar atento ao comportamento de seu veículo. Quando estiver dirigindo, além de ficar ligado ao trânsito e tudo que acontece à sua volta, preste atenção também no seu automóvel, pois caso aconteça dele falhar, será importante que você faça uma avaliação do que aconteceu momentos antes do problema”, aponta Gabriel. Isso, segundo Colaço, auxilia muito no momento em que você poderá falar o que ocorreu ao seu mecânico de confiança, para que assim, um diagnóstico do problema seja feito de maneira mais rápida. .

Gasolina adulterada e motores flex

Há casos em que você resolve o problema sem nem precisar levar o carro a uma oficina, por exemplo, se você observar que seu veículo apresenta falhas sempre que você o abastece em determinado posto de combustível. “Experimente trocar de local onde abestece para observar se o problema ainda continua. Se o problema for gasolina adulterada, esta atitude é suficiente para resolver o problema”, explica Gabriel.

“Pode acontecer também do veículo apresentar falhas, quando é feita uma troca bastante significativa do combustível, no caso dos modelos flex. Quem utiliza o etanol há muito tempo e abastece com gasolina, poderá sentir os efeitos, pois o sistema de reconhecimento do combustível poderá dar alguns sinais. No caso da falha persistir por mais de um dia, então é hora de procurar uma oficina”, indica o mecânico.

Parte Elétrica

O mecânico Gabriel Colaço, aponta que outro motivo pode vir da parte elétrica, a qual também pode ser responsável por estas falhas.”Por exemplo, o desgaste natural do sistema de ignição, onde se incluem velas, cabos de velas e bobina. O problema é resolvido com a troca destes itens”, afirma.

“O sensor de rotação, que é o principal sensor do motor, informa para a central o exato momento para que ocorra a centelha na câmara de explosão. Caso aconteça algum defeito neste sensor, o motor vai poder falhar ou nem funcionar”, explica o profissional. Gabriel aponta que o defeito é ocasionado, normalmente, pelo mal contato no chicote elétrico; água ou sujeira no sensor ou desgaste natural.

Lavagem do veículo

Lavagem do veículo também pode ocasionar falhas, caso a parte elétrica seja molhada e logo após isso, o motor pode começar a falhar. O mecânico Gabriel Colaço aponta o que se deve fazer quando a lavagem causa algum problema no motor. “Inicialmente, deve se passar um produto específico para a limpeza de contatos eletrônicos em todos os conectores do automóvel. Caso isso não seja resolvido, deve se levar o veículo a uma oficina para que seja verificado se nenhuma peça se danificou no processo de lavagem”.

Bomba de Combustível

Outro ponto que pode ocasionar algum problema é a baixa pressão ou vasão da bomba de combustível. “Esse defeito faz com que o automóvel fique mais fraco e com dificuldade de partida. Isso é causado pelo desgaste natural ou a não troca do filtro de combustível. A bomba deverá ser trocada quando é verificado esse tipo de problema no carro”, aponta o mecânico.

Muitos outros motivos podem levar às falhas, inclusive motivos graves, por isto, se você não se encaixou em nenhuma das situações acima, melhor procurar uma oficina de sua confiança o mais breve possível.

Foto – Divulgação

6 comentários sobre “Motivos pelos quais o motor pode falhar”

    1. Prezada Dora.

      Quando isso começa a acontecer não tem jeito! O melhor mesmo é levar em uma autorizada.
      Mecânicas e auto centers autorizados da marca do seu veículo sempre serão mais caros, porém eles tem toda a expertise e os equipamentos necessários para identificar e resolver os problemas, até os mais difíceis.

      Tenha um ótimo dia!

    1. Prezado Oséias.

      Sim! Os bicos injetores podem causar falhas as vezes menos perceptíveis. Quando uma quantidade pequena dos bicos está com problemas você vai notar falhas em uma escala menor, porém se mais bicos derem problema o carro pode falhar bastante e inclusive não ligar em alguns casos mais graves.

      Tenha um ótimo dia!

  1. Quando estou andando com meu carro começa dar umas falhadas fi limpeza de bico e troquei o filtro combustivel mas ainda falha o que sera

Deixe uma resposta