Novidades em caminhões, ônibus e utilitários no Salão de Hanover

O IAA Nutzfahzeuge, realizado em Hannover, na Alemanha, é o maior evento mundial de veículos comerciais. Aqui no Brasil, é conhecido como Salão de Hanover. Realizado a cada dois anos, neste ano ocorre de 25 de setembro a 2 de outubro. O Salão tem foco em caminhões, ônibus e vans, mas diversos fornecedores de peças e serviços também se valem da feira para seus lançamentos.

Segundo o evento haverá lançamentos globais de mais de 320 produtos, vendidos pelos mais de 2.060 expositores de diversos países e setores que estarão no Salão de Hanover este ano.

Alguns lançamentos em especial têm chamado a atenção dos especialistas em automóveis. Entre eles está o Mercedes-Benz Future Truck 2025, que apresenta um novo protótipo para condução em regime autônomo, ou seja, sem que o motorista precise dirigir. Para isso o caminhão conta com diversos sensores e câmeras conectados para dar a noção completa do entorno do veículo, garantindo a segurança de seus ocupantes.

Outra montadora a surpreender no Salão de Hanover é a Iveco. A marca, proveniente da Itália, apresentou seu Iveco Vision com a preocupação de ser uma van menos poluente, mas sem perder sua capacidade de carga e de comercialização. Para isso o veículo possui tração elétrica, para percursos curtos, e híbrida, para percursos mais longos. Segundo a montadora isso poderá diminuir em até 25% as emissões de gás carbônico, além de diminuir o consumo de combustível. Outro ponto positivo da nova van da Iveco é uma série de sensores, que identificam a carga a ser transportada e indicam para os carregadores a melhor maneira de dispô-la.

A Volvo, montadora sueca, traz para o Salão de Hanover o Volvo 7900 Hybrid Articulated. Ônibus híbridos parecem ser bastante comuns no evento, mas este em questão tem suas particularidades. Sua capacidade é grande, de 154 passageiros, e ainda assim consome até 30% menos combustível do que um ônibus convencional. Além disso, o Volvo 7900 guarda na bateria as energias gastas nas frenagens e depois as reutiliza no motor. Segundo a montadora o novo modelo consegue reduzir em mais de 80% a emissão de nitrogênio e pela metade a emissão de partículas poluentes.

Alguns modelos apresentados no Salão de Hanover podem parecer bastante futuristas, mas muitos deles devem entrar em circulação em breve, além dos itens e produtos que aos poucos vão sendo inseridos nos veículos de passeio e comerciais.

2 comentários sobre “Novidades em caminhões, ônibus e utilitários no Salão de Hanover”

Deixe uma resposta