O que é o calço hidráulico?

Nesta matéria você poderá conferir o que pode ocasionar o problema e algumas dicas para a sua solução.

O Calço Hidráulico é um problema muito comum nesta época do ano, que é quando acontecem chuvas rápidas e fortes, provocando um rápido alagamento, que pega os motoristas de surpresa, trazendo não só atraso mas também problemas para o automóvel.
O que causa o Calço Hidráulico é a entrada em excesso de líquido, por exemplo, a água de uma rua alagada, na câmara de combustão, ocasionando na quebra de vários componentes.

Alguns motivos que podem levar ao Calço Hidráulico são:

A entrada de água pelo filtro de ar é o problema mais frequente, principalmente nos veículos cujo componente está virado para baixo. Este fica localizado bem na altura do pára-choque da frente, que é a primeira parte do carro que entra em contato com a água quando um veículo tenta atravessar uma região alagada. Por esse motivo, o motorista não deve passar por um local onde a água já está acima da metade da roda, muito  menos na altura do pára-choque do seu veículo!

A água jamais irá entrar pelo escapamento se o motor estiver em alta rotação. Por isto, quando passar por uma área alagada, mantenha uma aceleração constante! Se o carro estiver estacionado e a área alagar, você poderá causar um dano ainda maior se ao chegar no local, tentar ligar o veículo. O certo é chamar o guincho para rebocar seu carro para uma oficina e lá eles irão avaliar a situação para não causar danos maiores e mais caros de serem consertados.

Outro motivo que causa o Calço Hidráulico é quando entra muito combustível na câmara de combustão! Um problema não tão comum, mas que pode acontecer. Segundo o mecânico, Gabriel Colaço, a entrada em grande quantidade de combustível na câmara, acontece devido ao fato de o bico injetor travar aberto. "Geralmente, isso é ocasionado por sujeira contida no combustível. Algumas medidas de prevenção para isso, são a troca do filtro de combustível e uma limpeza frequente dos bicos injetores", comenta Gabriel.

Uma outra causa do problema é a infiltração de líquido de resfriamento do motor, que entra por alguma fissura localizada no próprio propulsor. "Esse fator pode ocasionar a quebra de bielas, pistões e o motor irá travar. Se o motorista tentar dar a partida, poderá quebrar até o bloco do motor, então, providencie o reboque do veículo até uma oficina de sua confiança", indica o mecânico Gabriel Colaço.

O profissional Gabriel Colaço aponta algumas dicas para evitar o Calço Hidráulico:

  • Evitar, se possível, andar com o carro em ruas onde a água já está em um nível consideravalmente elevado;
  • Observar o nível do fluído de arrefecimento, pois se o mesmo estiver em um nível baixo, pode indicar um possível vazamento de água para dentro da câmara de combustão, o que ocasiona o calço hidráulico;
  • A mais importante das dicas é manter sempre em dia as revisões períodicas de seu automóvel. 

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta