Skip to main content
Home » Notícias » O que é o motor Wankel?

O que é o motor Wankel?

Confira como funciona esse motor criado por Felix Wankel.

Desde que o motor a gasolina foi criado que vários modelos veem sendo desenvolvidos, com base nos princípios e nos ciclos que caracterizaram estes tipos de motores, sejam eles de dois ou quatro tempos. E entre os modelos projetados, um que apresentou bons resultados foi o motor de pistão rotativo, também conhecido como motor Wankel.

O motor Wankel tem combustão interna e foi criado por Felix Wankel. Este propulsor não utiliza os pistões e sim rotores, parecidos com um triângulo. E o Wankel estreou em um carro esporte, de dois lugares que fez enorme sucesso no meio automobilístico, graças ao seu tamanho reduzido se comparado com outros modelos de motores.

A criação do motor Wankel aconteceu a partir de pesquisas que visavam solucionar os problemas encontrados para a vedação de espaços irregulares. Felix Wankel procurou os engenheiros da NSU em busca de uma solução e após muitos estudos e pesquisas ele descobriu que poderia ter bons resultados se criasse um motor quase que triangular, mas que tivesse os lados convexos, que apresentasse seus giros dentro de uma câmara que fosse parecida com um oito, assim conseguiria um ciclo de quatro tempos.

Em 1956 seu projeto foi aplicado em um pequeno carro que atingia 160km/h e dois anos depois, Wankel em parceria com a Curtiss-Wright, empresa norte-americana, busca a produção de um motor maior, mas seguindo o mesmo princípio. No decorrer dos anos, o motor vinha sendo modificado e aprimorado.

O propulsor Wankel tem muitas vantagens se comparado com o tradicional motor a pistão, por exemplo, não oferece vibrações porque o movimento rotativo é um só, além de oferecer menor desgaste das peças. É um motor muito simples, com poucos componentes, além de ser menor e consumir menos combustível.

Infelizmente, o motor Wankel tem suas desvantagens, entre elas, o fato de que tem uma curva de potência que não é elástica, além de oferecer diversos problemas quanto à vedação nos cantos do rotor e também nas paredes da câmera.

[

Foto – divulgação

Confira um vídeo sobre o funcionamento do motor Wankel:

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos