Qual o óleo correto para o seu automóvel?

Veja dicas para não ter problemas com a escolha do produto.

Todo proprietário de um veículo precisa tomar uma série de cuidados, para que o carro funcione corretamente e um dos itens a ser observado é quanto a questão do óleo. E não basta fazer a troca de óleo no período indicado, é preciso certificar-se que  o tipo certo para o seu veículo estará sendo usado.
E boa parte das pessoas não sabe que óleo utilizar e isto pode trazer uma série de danos ao veículo, como desgaste prematuro das peças. Ir a uma oficina ou posto de troca não é o suficiente, é importante que você saiba qual óleo deverá ser utilizado em seu automóvel.

A especificação SAE, presente no produto, refere-se à viscosidade que o óleo terá no motor e o nome destes geralmente é composto por dois números e um W, por exemplo, SAE 5W40, significando que quando funciona a frio ele se comporta como um óleo de muito fluído, mas quando em temperatura mais elevada se torna um SAE 40 que é mais viscoso. Se você não ficar atento à especificação SAE poderá utilizar o produto acima do recomendado e até aumentar o gasto com combustível.

A especificação API trata do desempenho do óleo e é composto por duas letras, o S e a outra letra varia de acordo com o desempenho do produto. E é importante saber ainda que toda montadora tem suas normas e padrões em relação ao uso do óleo. Todo "Manual do Proprietário do Veículo" traz informações sobre o melhor óleo para aquele veículo. Se você sair perguntando por aí, em oficinas e postos de combustível, receberá indicações diversas e dificilmente serão as mais indicadas para seu carro. O local mais seguro para consultar o produto correto para seu veículo, realmente é no "Manual do Proprietário do Veículo".

Então, muito mais que pesquisar pelo menor preço, você tem que verificar também quais os estabelecimentos comercializam o óleo correto para seu veículo. Consulte o Manual do seu veículo e caso não tenha este manual, entre em contato com a empresa fabricante para solicitar esta informação, assim, você estará utilizando o óleo correto para o seu carro, evitando uma série de futuros problemas.

Deixe uma resposta