Quando devo trocar o filtro de óleo?

Confira algumas dicas para não se perder na troca do filtro.

Uma das perguntas mais feitas por proprietários de veículos é quando trocar o filtro de óleo. Esta é uma preocupação muito comum, porém, as pessoas se preocupam somente com a troca do óleo e acabam esquecendo do filtro de óleo que também deve ser trocado.

Os carros, pelo menos os mais modernos, possuem quatro filtros:

Filtro de Ar do Motor

Ele ajuda a eliminar as partículas de poeira e também de umidade do ar que vai para o motor, garantindo melhor rendimento ao veículo e também maior proteção das peças móveis do carro.

Filtro de Combustível

Auxilia para filtrar as substâncias que podem prejudicar o sistema de combustível do carro, inclusive a bomba injetora.

Filtro de Ar condicionado

Esse filtro tem o intuito de ajudar a manter o ar na parte interna do veículo livre de partículas e poeira.

E por fim, mas não menos importante, temos o Filtro de Óleo que também precisa ser trocado, assim como os demais filtros do veículo. O mais indicado pelos especialistas é que o filtro do óleo seja trocado sempre que você trocar o óleo do motor e o motivo é muito simples: o óleo lubrificante acaba acumulando sujeiras que poderão fixar no propulsor. Estas sujeiras são os aditivos detergentes presentes no óleo. Com o filtro de óleo podemos evitar que ao menos as partículas maiores fiquem no motor do carro.

Para que o filtro possa cumprir bem o seu papel é preciso que este seja trocado sempre que o óleo do motor for substituído, assim o filtro estará sempre pronto para reter as partículas e ajudar a preservar o propulsor do veículo. Quando o filtro de óleo já encontra-se deteriorado, há uma redução na pressão do óleo dentro do motor, o que dificulta a lubrificação e pode trazer sérias consequências.A troca do óleo geralmente é feita a cada 5 mil km em média e a troca do filtro do óleo deve acompanhar essa manutenção. E nem pense em trocar o filtro do óleo a cada duas trocas de óleo, pois isto poderá lhe trazer grandes prejuízos, então é melhor não se arriscar.

Imagem – Divulgação

Deixe uma resposta