Seguro obrigatório de carro DPVAT 2015

Um imposto que passa despercebido por muitos brasileiros é o valor do seguro obrigatório de carro, o chamado DPVAT. Vale destacar que o mesmo é pago juntamente com a primeira parcela do IPVA, porém, muitos motoristas de todo o Brasil não sabem ao certo para que este seguro serve e quais os benefícios que o mesmo disponibiliza. Na continuação desta matéria você poderá saber os detalhes referentes a este seguro.

O DPVAT nada mais é do que um seguro que irá indenizar as vítimas de acidentes causados por veículos terrestres, com exceção de trens e bicicletas. O mesmo é bastante útil, haja vista que mesmo que o motorista fuja do local do acidente e ninguém consiga anotar a placa do carro, a vítima ainda assim terá direito a uma indenização, garantida por lei.

Por esses e outros motivos é extremamente importante que o contribuinte brasileiro fique por dentro de todas as informações referentes a este imposto. Um exemplo da grande dimensão do mesmo foram as 350.539 indenizações pagas em todo o Brasil no ano de 2014. Esses são dados oficias da seguradora Líder, que é a responsável pelo DPVAT. Em relação ao ano de 2013 foi um aumento de 14% quando o assunto é o pagamento de indenizações.

Esse imposto foi criado na década de 1970 e o grande objetivo do mesmo é garantir o benefício à vítima nos seguintes casos: despesas médicas como resultado de acidente com veículos, invalidez permanente e até mesmo morte ocasionada pelo acidente. Neste último caso, os familiares terão direito à indenização. A indenização é feita em de acordo com a gravidade dos danos à vítima, ou seja, quanto mais graves forem as sequelas do acidente maior será a indenização.

É bastante simples solicitar este seguro. Após o acidente, o cônjuge, filho ou até mesmo a vítima deverá se dirigir a um dos pontos de atendimento autorizados. É preciso apresentar os documentos solicitados pela seguradora, do contrário o procedimento não irá avançar. A indenização é paga em até 30 dias após a data do pedido.

Você poderá saber quais os postos autorizados e os documentos exigidos acessando o site oficial do DPVAT.

Deixe uma resposta