Toyota suspende venda de oito modelos nos EUA por causa do recall

Corolla, Camry, entre outros, deixarão de ser produzidos em fevereiro devido ao problema no acelerador. A Toyota tomou uma atitude radical para tentar resolver os seguidos problemas de qualidade nos seus veículos vendidos na América do Norte. A montadora decidiu suspender a produção e venda de oito modelos envolvidos no recall anunciado na semana passada.

Entre eles estão os sedãs mais vendidos da marca, o Corolla e o Camry. A medida vale a partir de 1º de fevereiro e durará até que a Toyota encontre uma solução para o defeito que deixa o acelerador desses carros endurecido a ponto de travá-lo em aceleração máxima. O recall envolve 2,3 milhões de veículos produzidos nos Estados Unidos e Canadá – os modelos fabricados no exterior não foram afetados, o que inclui o Camry, RAV4 e Land Cruiser que são vendidos no Brasil.

O defeito foi revelado em acidente gravado nos EUA pelo sistema de socorro aos motoristas, quando um policial , que estava dirigindo um Toyota, ligou desesperado dizendo que não conseguiam fazer o carro diminuir a velocidade. Ele e os demais membros da família uqe estavam no carro morreram.

A gravação foi reproduzida na mídia americana e o presidente da Toyota no Japão pediu desculpas públicas. Inicialmente alegaram que o problema era do tapete que prendia no acelerador. Agora, a decisão da Toyota prova o contrário.

fonte: site estradas.