Ultra Ever Dry: a tinta que não fica suja

Para ganhar mercado, a Nissan está apostando em inovação tecnológica. Depois do câmbio continuamente variável, o CVT, sua próxima cartada é uma pintura específica que impede que o veículo fique sujo. Esta nova tecnologia é denominada Ultra-Ever Dry e tem o intuito de possibilitar que o carro não precise de ser constantemente lavado. A tinta possui características antiaderentes que repelem diversas substâncias como, por exemplo: lama, água, óleos, sujeira e chuva.

A Nissan havia apresentado esta tinta para veículos no mês de abril de 2014. A tinta foi preparada utilizando técnicas de nanotecnologia, para ser hidrofóbica (repelente a água. Calma que não estamos falando de “raiva”, a doença) e oleofóbica (repelente a hidrocarbonetos, como óleos sintéticos, gasolina, etc). A coisa toda tem muito mais de física do que química envolvida: bem resumidamente, quando aplicada, a tinta forma pequenas formas geométricas microscópicas, chamadas de “pontos altos”, que não permitem que os elementos mencionados assentem, fazendo com que escorram.

Foi realizado um experimento, onde um automóvel teve a metade de sua carroceria coberta com a tinta. Enquanto isto, a outra parte da metade se manteve com a pintura habitual. Em seguida, o veículo passou por um local com lama e sujeira. No final da experiência foi observado que somente os vidros, faróis, espelhos do retrovisor e as rodas se sujaram. A carroceria, na parte em que estava revestida com o componente da tinta, permaneceu limpa.

Está previsto que esta tecnologia seja lançada no Brasil neste ano de 2015 juntamente com um utilitário novo para, desta maneira, se posicionar melhor no mercado. O intuito da Nissan é alcançar um porcentual de 9,7% do mercado de veículos nacional no prazo de dois anos. No ano passado, no mês de maio foi lançada uma fábrica na cidade de Resende, localizada no Rio de Janeiro. A produção iniciou-se com os utilitários Versa e March. A Nissan já iniciou a avaliação com a pintura, utilizando algumas unidades do monovolume Note. Ela pretende com isto aperfeiçoar ainda mais a qualidade da tinta e certificar sobre a sua eficácia. A marca também espera que através desta tecnologia, a limpeza e conservação do veículo se tornem mais práticas, uma vez que não serão necessárias diversas lavagens em sua carroceria. Má notícia para os lavadores de carro.

O Nissan Note pintado com Ultra Ever Dry, à direita, e tinta comum, à esquerda.

O vídeo oficial da tinta:

O vídeo oficial da Nissan:

1 comentário sobre “Ultra Ever Dry: a tinta que não fica suja”

Deixe uma resposta