Vantagens das trações traseira e dianteira

Confira qual a tração mais indicada para o seu caso.

Na hora de comprar um carro, poucas são as pessoas que de fato se preocupam se o modelo conta com tração traseira ou dianteira. Isto é uma pena, porque há uma boa diferença, sendo que um ou outro modelo é mais indicado para casos específicos, por exemplo, quem precisa enfrentar estradas onde não há pavimentação, com subidas e barro, então a dica é ter um veículo de tração traseira. Principalmente se o carro estiver carregado, ou transportando passageiros.

Neste caso, como há o deslocamento do peso para a parte de traz em movimento, as rodas estarão com maior aderência ao chão. Quanto mais íngreme for a subida e quanto mais peso tiver no veículo, maior será a vantagem de contar com a tração traseira.Outra vantagem da tração traseira está em um melhor resultado em termos de potência nas acelerações, justamente por isto, são os modelos preferidos para os carros esportivos e também os de competição.E tem a vantagem ainda de um desgaste equilibrado nos 4 pneus, além de ser ideal para terrenos de baixa aderência.

Imagem – How Stuff Works

Mas se os carros com tração traseira levam vantagem no piso seco, contam com grande desvantagem quando o solo está molhado, porque surge a falta de aderência e os pneus traseiros não têm a mesma eficácia na aceleração. Já os veículos com tração dianteira, levam vantagem nesta hora! Mas os veículos com tração dianteira, contam com outras vantagens, entre elas:

  • maior espaço interno;
  • pesa menos;
  • tem menor custo para ser fabricado;
  • a eficiência na direção é melhor;
  • tem o centro de gravidade para a frente, o que melhora a tração.

Mas quando está subindo uma ladeira, a tração é bem menor, principalmente se o piso estiver molhado.O importante é que a pessoa conheça bem as vantagens e desvantagens para saber qual opção combina mais com seu perfil, suas necessidades, seu estilo de vida. A tração dianteira é mais indicada para uns e menos indicada para outros, assim como veículos com tração traseira, então a questão não é qual opção é a melhor, mas sim, qual opção é mais indicada para o seu caso.

Imagem – How Stuff Works

Deixe uma resposta