Waze, um GPS colaborativo

Os sistemas de GPS estão cada vez mais sendo atualizados para uma maior comodidade e acessibilidade do condutor. Para quem utiliza o GPS via celular, um dos primeiros nomes que vem a cabeça é o Waze.

Em um resumo breve de sua história, a Waze Ltd. teve a sua criação no ano de 2008 em Israel, através de Uri Levin, Ehud Shabtai e Amir Shinar. Originalmente, a companhia contava com o nome de LinQmap. Em seu segundo ano de atividade, em 2010, a empresa tinha levantado cerca de 25 milhões de dólares. Em 2011, a empresa contava com 80 funcionários.

Com o sucesso, muitas grandes companhias, como é o caso do Google e Facebook, estavam de olho na compra do Waze. Quem se deu melhor foi a empresa de buscas na internet, que no mês de junho de 2013 comprou o Waze por quase um bilhão de dólares.

O uso do Waze

O aplicativo de GPS colaborativo tem versões atualmente para os sistemas Android, iOS e Windows Phone. O Waze tem sucesso mundial e oferece para o condutor opções simples e fáceis para a navegação do ponto A ao Ponto B, além de outros recursos como é o caso de reportar problemas no trânsito, troca de mensagens com amigos e outros usuários.

Como usar o Waze?

Você deve fazer o download do aplicativo em seu celular. Após isso, como é sua primeira vez de uso, você terá que fazer um cadastro. O usuário poderá utilizar a conta do seu Facebook ou do seu e-mail para essa etapa.

Na tela principal do Waze você encontrará o mapa de sua região atual. A seta azul que aparece no meio vai representar a sua localização de momento. Quando há um movimento, ela lhe acompanha.

Você deve ficar de olho no mapa para ver como está o trânsito. Se as ruas estiverem vermelhas, pior será o tráfego na mesma. No mapa você encontrará vários ícones, os bonequinhos são os outros usuários do Waze que estão ativos.

Quando você observar as exclamações, elas dão alertas de problemas. Para saber mais desse problema, você deve apenas tocar nesse ícone.

Alertar para problemas de trânsito

Quando você pretende relatar um incidente no seu percurso, o usuário deverá tocar no ícone que está no lado direito e no canto inferior da sua tela principal. Serão nove ícones que você poderá selecionar.

Você poderá optar pelo alerta de: perigo, polícia, trânsito, acidente, radar, erro mapa, bate-papo, preços e bloqueio.

Selecionado o ícone, você poderá gravar uma mensagem ou ainda tirar uma foto do local. Esse processo colaborativo é essencial para que o aplicativo conte com um grande banco de dados.

Menu do Waze

Em seu menu, o Waze conta com nove opções. A primeira delas é Navegar, onde você pesquisa um endereço ou pode tocar nas categorias para que sejam encontrados estabelecimentos próximos.

Na parte de Preços, o usuário localiza alguns valores que são cobrados nos postos de gasolina da região onde você se encontra. Em Meu Waze, você acessa o seu perfil e pode configurar o mesmo de acordo com o seu gosto.

No ícone Enviar, você poderá compartilhar a sua localização com outra pessoa, que pode ser um usuário do Waze ou não. Se você tem um amigo que vai para um mesmo lugar que o seu, uma festa, por exemplo, você envia a sua localização para que o mesmo tenha fácil acesso.

No aplicativo você também poderá trocar mensagens com outros usuários. Aqui você ainda encontra um ícone para listar os seus contados do Facebook que utilizam o Waze.

Como você pode ver, o Waze é um excelente aplicativo de GPS, simples e completo. Se você quer uma ferramenta deste tipo que seja gratuita e com bom desempenho, o Waze é sua opção.

Deixe uma resposta