GM do Brasil convoca proprietários de veículos Corsa, Montana e Zafira 2007.

GM do Brasil convoca proprietários de veículos Corsa, Montana e Zafira 2007.
A General Motors do Brasil Ltda. convocou, em 27 de junho, os proprietários dos veículos da marca Chevrolet Corsa, Montana e Zafira*, abaixo identificados, a contatarem a rede de concessionárias e oficinas autorizadas Chevrolet para verificação e eventual substituição da bomba da direção hidráulica.

Corsa – chassis 7B272477 a 7B273114; 8B109609 a 8B117154; 8C101620 a 8C103369.

Montana -chassis 8B110510 a 8B117126; 8C101846 a 8C103548.

Zafira – chassis 8C100772 a 8C104156.

*A data de fabricação dos veículos 04 a 14 de junho de 2007.

No comunicado a empresa informa sobre a redução da assistência hidráulica da direção, o que pode provocar o endurecimento da direção e a necessidade de um maior esforço do condutor do veículo na execução de manobras, com risco de acidente. A Chevrolet disponibiliza o telefone de sua central de atendimento 0800 702 4200 e o site www.chevrolet.com.br.

A Fundação Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda – ou efetuar reclamação – da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé – Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro – R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera – ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 – CEP 01061-970 – SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.

Fonte: Procon.sp.gov.br