Recall General Motors

Recall General Motors
Montadora convoca proprietários de veículos Blazer, Corsa, Meriva, Montana e S10.
A General Motors do Brasil Ltda. convocou, em 22 de setembro, os proprietários dos veículos da marca Chevrolet modelos Corsa, Montana e Meriva, data de fabricação de 19/1/2007 a 15/5/2007, chassis abaixo identificados, a contatarem a rede de concessionárias da marca para a substituição dos parafusos da suspensão dianteira. Também foram convocados os proprietários dos modelos S10 cabine dupla e Blazer, data de fabricação de 30/7/2007 a 31/8/2007, chassis abaixo identificados, para substituição dos parafusos de fixação dos bancos dianteiros.

Corsa e Montana 2007
Chassis 7C159462 a 7C187775 e 7B212442 a 7B270949

Corsa e Montana 2008
Chassis 8C100001 a 8C100549 e 8B100002 a 8B106450

Meriva 2007
Chassis 7C712136 a 7C724947

Meriva 2008
Chassis 8C700004 a 8C700012

No que se refere aos modelos acima, a empresa informa que há uma dureza dos parafusos em descordo com o especificado o que pode comprometer a durabilidade dos mesmos e, em certas condições específicas de utilização do veículo, diminuir sua vida útil causando sua quebra, com risco de acidente.

S10 Cabine Dupla e Blazer 2008
Chassis 8C08002 a 8C412593

Quanto a estes modelos, a empresa informa que houve um tratamento térmico inadequado nos parafusos de fixação dos bancos dianteiros. Em situações extremas que afetem as características estruturais do veículo, poderá ocorrer a quebra dos parafusos, com risco de causar lesões aos ocupantes.

No comunicado a General Motors informa que a data de inicio do atendimento para os modelos Corsa, Montana e Meriva é a partir de 25/10 e, dos modelos S10 Cabine Dupla e Blazer, a partir de 27/9. A Fundação Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato. Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos de fábrica/concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

A General Motors disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site www.chevrolet.com.br.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda – ou efetuar reclamação – da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé – Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro – R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera – ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 – CEP 01061-970 – SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.

24/09/07
Assessoria de Imprensa /Procon-SP
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

fonte: PROCON