Volkswagem faz recall de Fox, Novo Gol e Voyage 2009 por problemas no freio

A Volkswagen do Brasil convoca os proprietários do Fox, Novo Gol e Voyage, ano e modelo 2009, equipados com motor 1.0 L para atualizarem a calibração da unidade de comando do motor. Isso porque, de acordo com a montadora, foi constatado que o pedal do freio pode endurecer quando acionado repetidamente. Ao todo estão convocados 120.082 veículos.
Como esta situação é comum em condições de trânsito urbano em baixa velociade, o endurecimento pode dificultar a parada do veículo e causar acidentes.
A Volkswagen informa que enviará cartas aos proprietários dos veículos envolvidos nesta ação, solicitando o agendamento de um atendimento na rede de concessionárias.
Confira a numeração do chassi dos carros que precisam ser reparados:
Fox 1.0 L
94 000001 a 94 109465
Novo Gol 1.0 L e Voyage 1.0 L
9P 000001 a 9P 046800
9T 000001 a 9T 185645
No final de novembro, a Volkswagen convocou novamente os proprietários dos veículos Gol G4, Polo Hatch, Golf, SpaceFox, Novo Gol e Voyage, equipados com faróis de neblina de série, para substituição da lanterna traseira esquerda. De acordo com a montadora, houve instalação de luz branca ao invés de luz vermelha, o que pode causar a impressão de que o carro está em marcha-a-ré.
Procon
Conforme nota divulgada, o Procon entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser imediato. A Volkswagen deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.