Como Funciona o Financiamento de Veículos?

financiamento de veículos

Você tem vontade de comprar um carro, moto ou caminhão e não tem condição de pagar à vista? Fique tranquilo, pois é possível adquirir estes bens por meio do financiamento de veículos. Com certeza você já ouviu falar, mas sabe realmente como funciona? Saiba mais a seguir.

O processo para o financiamento de veículos

O financiamento de veículos ocorre quando um comprador recorre ao crédito de uma instituição financeira, que por sua vez negocia com ele e aprova a aquisição do bem, que deverá ser pago em um determinado número de parcelas.

A primeira etapa para você realizar o financiamento é a escolha de um veículo. Feito isso, seja por meio de um classificado como o SóCarrão, loja, anúncio ou vendedor particular, você deverá buscar uma instituição que aprove seu crédito.

Essa instituição vai avaliar o preço total do veículo, seu salário, histórico de compras e vendas no mercado. Nesta etapa seu crédito pode ser negado ou aprovado, com número de parcelas e taxas de juros (a forma com que o banco lucra com sua compra). Uma dica do SóCarrão é pesquisar muito em várias instituições financeiras, buscando as melhores taxas e formas de pagamento para você.

Com o crédito aprovado começa a etapa de documentação, em que você assina o contrato e passa o bem adquirido para o seu nome. Contudo, entenda que o carro somente será seu, de fato, quando a quitação do crédito for concluída. As duas últimas etapas são o pagamento das parcelas e, ao final, você deve gerar uma nova documentação para seu veículo.

Tipos de financiamento de veículos

O primeiro tipo é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Com ele acontece um empréstimo para que o comprador adquira o veículo. Contudo, ele fica alienado ao banco até que todas as prestações sejam quitadas.

Sendo assim, o comprador não pode negociar o veículo, pois ele ainda é de posse do banco. Contudo, a vantagem do CDC é que as taxas de juros são fixadas de acordo com um contrato, logo, não aumenta durante o processo de pagamento.

O segundo tipo é o leasing. Ele funciona como um aluguel do veículo, que fica em nome da empresa que prestou o crédito, até que as prestações terminem. Somente neste momento o veículo passa para o nome do comprador.

O terceiro tipo é o consórcio. Trata-se de um financiamento de veículos em grupo, em que vários compradores pagam parcelas para uma administradora, que por sua vez sorteia um veículo de cada vez para os participantes.

Além disso, é possível realizar lances, que servem como um adiantamento do pagamento, sendo que o participante com maior lance recebe o seu veículo.

Um ponto de atenção do consórcio é que de acordo com o tempo, o veículo em questão pode ter seu preço aumentado ou diminuído, sendo assim as parcelas podem variar.

Entendeu como funciona o processo de financiamento? Deixe seu comentário.Para pesquisar e anunciar veículos novos e seminovos acesse www.socarrao.com.br

 

 

 

Deixe uma resposta