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Os modelos que parecem lentos mas nos surpreendem

Vejam os modelos que parecem mansos, lentos e pacatos, mas nos surpreendem quando o assunto é desempenho.

Chevrolet Trailblazer

Chevrolet Trailblazer

Pode não parecer, mas estamos diante do carro mais potente fabricado atualmente no Brasil. O visual pacato, apesar de belo, disfarça os 277 cv de potência extraídos do motor V6 3.6 a gasolina — o torque é de 35,7 mkgf. Tais credenciais permitem que a versão mais barata do Trailblazer (R$ 163.790) vá de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e de 0 a 1000 metros em 31 s, números invejáveis a modelos que não chegam nem perto das mais de duas toneladas do utilitário. A transmissão é automática de seis marchas.

Citroën C4 Lounge THP

C4 Lounge THP

Conforto, espaço, bom nível de equipamentos e acabamento acima da média são as principais exigências dos compradores de sedãs médios. Desempenho e consumo, por outro lado, acabam sendo quesitos secundários. Mas isso tem mudado. Para as versões mais caras do C4 Lounge (Tendance, R$ 82.990 e Exclusive, R$ 89.990), a Citroën oferece o conhecido motor 1.6 turbo flex de 173 cv e 24,5 mkgf máximos acompanhado do câmbio automático de seis marchas. O conjunto leva o sedã de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e de 0 a 1000 m em 30,4 s.

Dodge Durango

Dodge Durango

O Durango é, disparado, o carro mais pesado desta lista: são 2.262 kg. Além disso, são três fileiras de bancos para carregar até sete pessoas, porta-malas com volume de 490 litros (com todas as fileiras dispostas) e até 1.350 com a última rebatida. Com um motor V6 3.6 de 294 cv e 36 mkgf de torque e câmbio automático de oito marchas, vai de 0 a 100 km/h em 9,8 s e de 0 a 1000 m em 30,8 segundos. Parte de R$ 239.900.

Honda Accord

Honda Accord

Modelo mais caro na linha brasileira da Honda (R$ 166.100). O motor V6 3.5 de 280 cv e 34,6 mkgf, sempre acompanhado da transmissão automática de seis velocidades, faz com que o Accord vá de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, percorrendo 1.000 m em  27,4 s.

JAC J2

JAC J2

Não despreze, nem subestime o pequeno chinês de 3,53 metros de comprimento. Com preços que partem de R$ 40.390, o J2 oferece uma direção divertida e muita agilidade. O motor é um 1.4 de 113 cv e 14,1 mkgf, enquanto a transmissão é manual de cinco marchas. Some isso ao baixo peso de 915 kg e tenha um 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, além do 0 a 1000 m em 33,9. Não são números de um esportivo, mas surpreendem para a categoria: o novato Fiat Mobi, por exemplo, vai de 0 a 100 km/h em longos 17,5 segundos.

Kia Sorento

Kia Sorento

Apesar de serem denominados “utilitários esportivos”, os SUVs nem sempre são esportivos no sentido literal. Disponível em versão única por R$ 189.990, leva debaixo do capô um V6 3.3 de 270 cv e 32,4 mkgf — a transmissão é automática de seis marchas. Mesmo beirando as duas toneladas (1.994 kg), vai de 0 a 100 km/h em 8,9 s e de 0 a 1000 m em 29,9 segundos.

Mercedes-Benz GLA

Mercedes-Benz GLA

O menor utilitário da Mercedes tem linhas fluidas, mas não abandona os traços clássicos da marca – que não evocam tanta esportividade. As configurações de entrada (R$ 144.900), como a GLA 200, são dotadas de um motor 1.6 turbo com 156 cv e 25,5 mkgf que provam justamente o contrário. Com o câmbio automático de sete marchas, o pequeno SUV vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e de 0 a 1000 m em 30,9.

Nissan March

Nissan March

Com motor 1.6 flex de 111 cv e 15,1 mkgf de torque e câmbio manual de cinco marchas,  vai de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e de 0 a 1000 m em 32 s. O desempenho é parecido com o do HB20, que faz os mesmos percursos em 10,6 s e 32,1 s, respectivamente, e do Up! TSI, que faz em 11 s e 32,4 s. O March parte de R$ 42.490 com esse conjunto.

Peugeot 2008 THP

Peugeot 2008 THP

Apesar de ser o esquecido da turma dos SUVs compactos, o 2008 é o melhor quando o assunto é desempenho na faixa dos R$ 80 mil. Com motor 1.6 turbo de 173 cv e 24,5 mkgf de torque, o francês parte de R$ 81.690 e alcança os 100 km/h, a partir da inércia, em 9,1 segundos, enquanto vai de 0 a 1000 metros em 30 segundos. O câmbio, nesse caso, é sempre manual de seis marchas. Os números são melhores que os de Renegade e HR-V, que fazem as mesmas “provas” em 15,3 s / 36,4 s e 11 s / 32,3 s, respectivamente.

Volkswagen Jetta

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Mais um caso de sedã médio que supera as expectativas de desempenho — mais ainda que o C4 Lounge THP. O visual recatado, típico de um Volkswagen, não deixa transparecer que o Jetta Highline vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e de 0 a 1000 m em 27,6. Tudo isso se deve ao motor 2.0 turbo de 211 cv e ao câmbio DSG de seis velocidades. Parte de R$ 106.690.

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