Novo Rio, o hatch da Kia, já chegou e o SóCarrão já testou

O mercado de automóveis hatch compactos no Brasil não é o que mais cresce. Em primeiro lugar estão os SUVs, mas os hatchs estão em segundo lugar e venderam mais de 600 mil no ano passado, só de zero quilômetro. É o segmento que tem fortes concorrentes, como o VW Polo, Fiat Argo, Hyundai HB 20 e o Chevrolet Onix. Mas a Kia, que não produz no Brasil, agora está trazendo o Rio, fabricado no México e por isso com preço competitivo para enfrentar esta concorrência difícil, em virtude do acordo de livre comércio que o Brasil tem com aquele país. Aposta no design, motorização, conteúdo e preço. É o modelo mais vendido da coreana Kia, com mais de 6 milhões de unidades. Esta é a quarta geração do Rio.

Com design atraente e uma ampla lista de itens de série, o hatch Kia Rio é o
mais recente lançamento da Kia Motors no Brasil, ampliando a linha de veículos da marca no País. Projetado nos estúdios de Design da KIA na Europa e nos EUA, em colaboração com a base de Design de Namyang, na Coreia do Sul, o Kia Rio apresenta uma atrativa combinação de desempenho, tecnologia, recursos de segurança e conveniência, com uma divertida experiência de condução.

Fabricado na planta de Pesquería, no México, o Kia Rio está disponível nas
concessionárias brasileiras em duas versões: uma LX, por R$ 69.990,00, e
uma EX, por R$ 78.990,00. Ambas possuem garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.

Visual moderno
O exterior do Kia Rio é definido por linhas firmes e bem marcantes,
proporcionando visual mais sofisticado e esportivo. Na frente, a grade “nariz de tigre” conta com acabamento black piano e se une aos faróis para uma aparência mais agressiva.

A traseira possui projeções mais curtas e lanternas mais finas e expressivas. O visual traseiro do Kia Rio também reforça a sensação de estabilidade no design do modelo.

O entre-eixos é de 2.580 mm, o que resulta em uma cabine espaçosa e confortável para todos os passageiros. A capacidade normal do porta-malas é de 325 litros.

As versões LX e EX vêm equipadas com rodas de liga leve de 15”, com pneus
185/65, o que destaca o apelo divertido e o refinamento do KIA RIO. Em breve, para um visual mais esportivo e dinâmico, o RIO EX terá uma outra versão equipada com rodas de 17” com pneus 205/45, cujo preço ainda não está definido.

Espaçoso e confortável
O interior do KIA RIO é espaçoso e moderno, com um painel de instrumentos aprimorado, layout ergonômico e materiais sofisticados. A cabine também foi projetada para acomodar uma ampla gama de tecnologias.

As linhas horizontais que percorrem o painel seguem o padrão do design exterior e proporcionam visual mais amplo. Para aumentar a conveniência, o console central oferece uma bandeja de dois níveis para acomodar melhor os dispositivos móveis, como smartphones.

Tecnológico, o Kia Rio oferece uma lista generosa de recursos, incluindo
sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade com
smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay®, Bluetooth com reconhecimento de voz e volante multifuncional com regulagem de altura, além de controles de chamada e do sistema de som.

Na versão EX, o conforto e a conveniência são reforçados pelo ar condicionado automático digital com filtro antipólen, revestimento de couro nos bancos, no volante e na alavanca de transmissão, além de revestimento dos apoios de braço em soft touch nas quatro portas e saída USB para os assentos traseiros.

Potência e eficiência
O Kia Rio vem sempre equipado com transmissão automática de seis
velocidades e motor 1.6 litro, flex, 16V, de quatro cilindros, com comando duplo variável (Dual CVVT), visando eficiência energética aprimorada, melhor capacidade de resposta e dinâmica de condução de baixa velocidade.

Abastecido com etanol, desenvolve até 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5
kgm de torque a 4.500 rpm. Com gasolina, atinge até 123 cv de potência a
6.000 rpm e 16,0 kgm de torque a 4.700 rpm.

Segurança
Em ambas as versões disponíveis no Brasil, os recursos de segurança do KIA RIO incluem câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia, direção elétrica progressiva, air bags frontais, freios com ABS / EBD, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS), sistema de gerenciamento de estabilidade veicular (VSM), sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de frenagem em curvas (CBC), assistente de partida em rampa (HAC), acelerador tipo Drive by wire (eletrônico), acendimento automático dos faróis, sistema imobilizador de condução, sistema Isofix, destravamento automático das portas em caso de colisão e vidros, retrovisores e travas elétricas.

Na versão EX, a segurança é reforçada por recursos como luz diurna de navegação (DRL) em LED, faróis com SBL (luz de assistência de manobra) e espelhos retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.

Fonte: Antônio Silva
@carrosemotores_by_antoniosilva
facebook.com/programacarrosemotores

Deixe uma resposta