O carro mais off-road brasileiro agora também é automático. Troller TX4 já chegou e nós já testamos.

Por Antonio Carlos da Silva

Nós estivemos no campo de provas da Ford, em Tatuí, interior de São Paulo, para testar o novo Troller TX4 agora com câmbio automático. É o carro mais off-road fabricado no Brasil e expusemos este jipe as mais severas condições de trilhas e asfalto. Com motor 3.5 e câmbio automático, é o mesmo conjunto de tração da Ford Ranger.

A nova versão do utilitário com transmissão automática, vem com diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico por botão no console central e outros itens exclusivos que aumentam a sua versatilidade de uso e capacidade off-road. Com esse lançamento na linha 2020, a marca passa a oferecer pela primeira vez dois modelos em seu portfólio: o Troller T4 e o Troller TX4.

O Troller TX4 tem um estilo marcante, com três opções de cores da carroceria: Marrom Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada – sempre combinadas com Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e snorkel.

Como equipamentos adicionais, o veículo traz: snorkel; para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço; pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17; faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático; faróis auxiliares de LED Hella, de longo alcance e submersíveis; pintura e interior exclusivo; ganchos Isofix; e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes com alerta de uso para o motorista. Ele já está disponível nas concessionárias da marca, por R$167.530.

Sua lista de equipamentos inclui teto solar duplo de vidro, lanternas traseiras de LED com vedação especial, bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis e antena flexível e removível.

Interior personalizado

O interior do TX4 também vem com itens exclusivos. Ele tem saídas de ar na cor laranja e bancos personalizados, com costura laranja, o logotipo TX4 no encosto e forração em vinil de alta qualidade, que facilita a manutenção. Os cinco ocupantes do veículo contam com cintos de segurança de três pontos, incluindo aviso luminoso e sonoro de uso para o motorista. Há também ponto de ancoragem Isofix para cadeiras infantis.

Como o T4, sua central multimídia é a Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6,75”, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, microfone, dois pré-amplificadores de linha e atualização de software via USB. Ar-condicionado digital dual-zone, vidros e espelhos elétricos, computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12 V e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off road são outros itens de conforto e conveniência a bordo.

Desempenho sem concessões

O Troller TX4 tem características que favorecem o desempenho tanto em estrada como fora de estrada. Sua transmissão automática de seis velocidades, herdada da Ranger, conta com uma calibração específica desenvolvida para otimizar a rodagem em todo tipo de terreno e principalmente no uso off-road.

Ela oferece três modos de condução: Drive, com trocas automáticas na rotação mais eficiente; Sport, com trocas em giro maior para rodagem fora de estrada; e Manual, que dá ao motorista total controle das trocas por toques na alavanca.

Outra novidade do Troller TX4 é o diferencial traseiro blocante (LRD). Acionado eletricamente por um botão no console, ele garante torque contínuo nas rodas mesmo em pisos escorregadios ou desnivelados para facilitar a transposição de obstáculos.  

O motor do TX4 é o conhecido Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com potência de 200 cv e torque de 470 Nm, que também equipa o T4. Sua tração 4×4, com comando eletrônico, dispõe das opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, com sistema de seleção “shift on the fly” que permite o acionamento a até 120 km/h.

Desenvolvimento brasileiro

O desenvolvimento do novo Troller TX4 foi 100% feito no Brasil, pelos times de engenharia e design da marca, com apoio da estrutura de engenharia da Ford, detentora da marca desde 2007.

Durante o desenvolvimento o veículo foi testado em diferentes regiões do país, enfrentando condições extremas em terrenos como dunas, terra, lama, cascalho, água e erosões para as validações de desempenho e durabilidade.

A fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará, também recebeu novos investimentos para a produção do modelo, que incluíram adaptações na área de montagem e a criação de um centro de modificação, o Mod Center, para instalação dos novos equipamentos off-road. A empresa promoveu ainda mais de 14.000 horas de treinamento para os empregados.

O processo de produção diferenciado faz parte da identidade dos utilitários Troller. Eles têm carroceria construída sobre chassi, com estrutura metálica tubular “space frame” e peças de compósito especial moldadas por compressão a quente, material resistente à corrosão, fogo e impactos, que proporciona também baixo peso e excelente acabamento.

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