Chegou o novo Audi Q3 cheio de tecnologia e beleza. É importado, mas tem tudo para ser fabricado no Brasil.

Por Antonio Carlos da Silva

O Q3 é o menor SUV da Audi e a nova versão, fabricada na Europa, acaba de chegar no Brasil e já está na rede de concessionárias. O carro foi totalmente modernizado e aprimorado. Até o modelo anterior, tinha produção nacional, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde a Audi ainda produz o A3 sedan. Mas o novo Q3 também poderá ser nacionalizado e fabricado no Brasil. O presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck está tratando disso junto aos governos federal e estadual visando a viabilização. E isto está bem perto de acontecer.

O novo Q3 ficou bem interessante e nós testamos o carro na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Campos do Jordão, em estradas pavimentadas, sinuosas e de terra.

A nova geração do Q3, é um dos veículos mais aguardados do mercado. O SUV premium traz a nova linguagem de design e tecnologia da família Q introduzida no País com o lançamento do Audi Q8. O novo modelo da Audi oferece ainda mais espaço interno, com o maior porta-malas da categoria, e nova tela sensível ao toque, além de itens de segurança e assistência à direção.

O modelo está disponível nas concessionárias em três versões: Prestige, a partir de R$ 179.990,00, Prestige Plus, a partir de R$ 189.990,00, e Black, a partir de R$ 209.990,00. O novo Audi Q3 completa a família Q, composta atualmente pelos modelos Q5, Q7 e Q8. A partir de maio, a linha de SUVs receberá o Audi e-tron, primeiro modelo 100% elétrico da marca no Brasil.

Grande e adaptável: o conceito de espaço

O novo Audi Q3 cresceu em todas as dimensões e está posicionado no segmento superior dos SUVs compactos. Ele tem 4.484 milímetros de comprimento e 1.849 milímetros de largura – respectivamente 97 milímetros e 25 milímetros maior que a geração anterior. Sua distância entre-eixos foi alongada em 77 milímetros e possui 2.680 milímetros, com espaço para joelhos, cabeça e cotovelos ainda maior que o antecessor.

Um destaque é a divisão de espaço altamente variável: os bancos traseiros são corrediços de série e podem ser movidos para frente em 150 milímetros. Os passageiros do banco de trás têm a opção de um descansa-braço central que acomoda dois porta-copos e os encostos, divididos na proporção 40:20:40, também podem ser inclinados.

O porta-malas merece um capítulo à parte: com 530 litros, é o maior da categoria. Dependendo da posição dos bancos e encostos, a capacidade do compartimento de bagagem aumenta de 530 para 675 litros. Com os encostos totalmente rebatidos, o volume salta para 1.525 litros. O assoalho do porta-malas ainda pode ser ajustado em dois níveis, o que facilita a inclusão de bagagens pesadas ou o armazenamento da tampa do bagageiro.

Força e presença: o design exterior

Referência em sua categoria, a nova geração do Audi Q3 incorpora a nova linguagem de design da família Q, apresentada no Brasil com o Audi Q8, modelo completamente novo da marca. Na parte frontal uma das principais mudanças está na grade Singleframe, que passa a ter desenho octogonal.

Nas laterais, a linha de ombro fornece uma impressão ainda mais atlética e robusta sobre os arcos das rodas. Suportadas por um longo aerofólio de teto, que também acompanha o vidro traseiro na lateral, as colunas C têm inclinação acentuada na linha da carroceria e criam uma aparência de impulso à frente.

Visto de trás, os novos faróis chamam a atenção por ter ganhado tamanho e se dividir entre a carroceria e a tampa do porta-malas. Todas as versões contam com roda de liga leve exclusiva, mas com tamanhos diferentes: a versão Prestige é de 17”, a Prestige Plus de 18” e a Black de 19”.

Ao todo nove cores externas podem ser escolhidas: Branco Ibis, Laranja Pulse, Prata Florete, Cinza Cronos, Preto Mito, Cinza Nano, Branco Geleira, Azul Cosmos e Vermelho Tango.

Orientado ao motorista e esportivo: o interior

Mais intuitivo, o interior continua o projeto do exterior e segue a tendência dos modelos topo de linha da marca. O painel, por exemplo, traz o desenho octogonal da grade Singleframe com seu visual na cor preta. E assim como nos A6, A7 e Q8, o novo Audi Q3 incorpora como elemento central o novo conceito do MMI com display de 8,8” sensível ao toque. Além disso, o veículo vem também com controle por voz que compreende linguagem cotidiana e câmera de ré em todas as suas versões.

Junto com os controles do ar-condicionado, o painel é inclinado em 10 graus em direção ao motorista, ergonomicamente bem localizados. O módulo de botões para as funções da iluminação, que substitui o controle giratório do modelo antecessor, é encaixado no painel à esquerda do volante de direção com shift paddles. Atrás do volante está o painel digital.

Agilidade dentro e fora de estrada: motores e suspensões

A Audi traz ao Brasil o novo Q3 com motorização 1.4l gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressão, que entrega potência de 150 cv e 250 Nm de torque. A transmissão é de dupla embreagem S tronic, que proporciona mudanças rápidas das seis marchas.

O motorista pode ainda variar as características do Audi Q3 por meio dos cinco modos de condução disponíveis no Audi Drive Select: de grande conforto até opção altamente eficiente para esportividade. O sistema influencia a resposta do acelerador, esterçamento e características das mudanças da transmissão.

Tecnologia e segurança: versões completas

O novo Audi Q3 cresceu não apenas em tamanho, mas também em tecnologia. Diversos itens foram incorporados com relação à geração anterior e agora vêm de série desde a versão Prestige, como a câmera de ré, controle de descida em ladeira e assistente de partida em rampa. Vale destacar também o piloto automático com controle de velocidade e os faróis de LED.

Com relação à conectividade, todas as versões trazem interface para smartphones para sistemas operacionais iOS e Android. Há ainda quatro portas USB, sendo duas na frente e duas para os passageiros do banco traseiro, além de tomada 12v.

Na versão intermediária Prestige Plus o novo Audi Q3 agrega porta-malas com abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free – acionados com um simples movimento com o pé –, o Keyless Entry, que permite que as portas destravem com a aproximação da chave ao veículo, além da partida no motor por botão, chamada de Keyless Go. Os faróis são full LED com ajuste automático de altura e indicador dinâmico nas setas completam o conjunto. Ainda no exterior, os espelhos retrovisores externos são elétricos e rebatíveis automaticamente e os frisos e longarinas de teto são cromados.

A partir da Prestige Plus, o novo Q3 conta ainda com ar-condicionado de duas zonas e o consagrado Audi Virtual Cockpit, quadro de instrumentos digital com uma tela de 10,25”. No escuro, o pacote de iluminação ambiente estabelece pontos de luminosidade no console central e nas portas.

Como opcional na versão Prestige Plus está o teto solar elétrico panorâmico Open Sky, que passa a ser de série na versão Black, topo de gama. Esta versão traz detalhes em preto em diversos pontos: na moldura da grade Singleframe, frisos das portas, capas dos retrovisores e longarinas do bagageiro.

Para dar um toque de esportividade, assentos dianteiros e volante – aplanado e  em couro – esportivos compõem o conjunto da Black e o acabamento de todos os bancos passa a ser de couro Alcântara. Como opcionais, os clientes que escolherem esta versão ainda podem agregar luzes interiores customizáveis em até 30 opções de cores e detalhes de acabamento em Alcântara – estes dois itens possibilitam exclusividade ímpar.

Nos itens de segurança e conforto, a Black ganha de série a função parking assist – com esta tecnologia, o esterçamento é automático e o motorista só precisa acelerar, frear e mudar as marchas para entrar e sair de vagas de estacionamento. É possível incluir opcionalmente o Pacote ACC Stop&Go, que contempla controle de cruzeiro adaptativo, com funções de assistência adaptativa de velocidade e assistência em congestionamento, e o Audi pre sense dianteiro, que detecta situações críticas envolvendo pedestres, ciclistas e outros veículos usando o radar, fornecendo ao motorista advertência visual, sonora e sensível. Se necessário inicia uma frenagem de emergência.

@carrosemotores_by_antoniosilva
facebook.com/programacarrosemotores

Deixe uma resposta