Novo Duster chegou mais bonito, mais tecnológico e mais seguro

Por Antonio Carlos da Silva

Depois de ser lançado na Europa há mais de um ano, o novo Renault Duster 2021 chega ao Brasil, fabricado na planta de São José dos Pinhais, mas é um carro diferente, modernizado e com novos equipamentos.

Por fora, o design é completamente novo, com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez. Agora os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama Renault com luzes diurnas de LED em formato de “C”. O novo para-choque se associa às linhas marcantes do capô transformando completamente à percepção do cliente. Mais aerodinâmico, o modelo reduziu o ângulo do para-brisa e aumentou sua linha de cintura, diminuindo assim a área envidraçada.

No interior, uma verdadeira revolução, com mais qualidade percebida e melhor ergonomia. Entre as novidades estão o painel de instrumentos mais moderno e funcional, a central multimídia EasyLink de 8’’, os bancos com novas espumas e novo revestimento, o sistema de ar-condicionado e uma série de materiais que compõem o design do veículo.

O novo Renault Duster reúne robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34,5°) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno. O modelo também apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade.

O veículo chega em quatro versões: Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic.      

Revolução interior

O interior do novo Duster passou por um processo de total reformulação para trazer mais conforto, qualidade percebida, ergonomia e tecnologias que facilitam a vida dos ocupantes no dia a dia.

O painel foi completamente redesenhado, apresentando um novo console central, com novas saídas de ar, painel de instrumentos e a nova central multimídia EasyLink com uma tela de 8’’, mais moderna e conectada. O novo sistema de ar-condicionado digital, com anéis cromados, também oferece mais conforto aos passageiros, com oito velocidades e 19 opções de temperatura entre 17,5°C e 26,5°C. O mesmo acontece com os painéis das portas com apoio de braço revestido em tecido, novos puxadores e iluminação interna. Na versão manual, a alavanca do câmbio também é completamente nova.

Para trazer mais conforto e modernidade ao produto, os bancos dianteiros também são novos. O assento recebe espumas mais longas e melhor apoio lateral, enquanto o encosto apresenta maior espessura e laterais maiores, além de novos apoios de cabeça e de braço. Pensando na comodidade do motorista, o banco também oferece ajuste de altura.

Mais conectividade

A nova central multimídia EasyLink traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma tela capacitiva de 8’’ com interface simples e intuitiva, a central possui layout personalizável e oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple Carplay. Os ocupantes também podem realizar conexão via Bluetooth e visualizar informações como temperatura externa e horário direto na tela.

Sistema Multiview          
Uma importante novidade do Duster 2021 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo EasyLink para obter uma visão de todas as direções do veículo. O sistema garante mais conforto e segurança para o motorista vencer situações em terreno off-road.

Outro equipamento que estreia no veículo é o sensor crepuscular, disponível nas versões topo de gama, que permite o acendimento automático dos faróis ao escurecer.  O carro traz controlador e limitador de velocidade, uma comodidade para percursos urbanos ou longos trajetos. Em vias com velocidade limitada o equipamento traz segurança ao motorista garantindo que ele não ultrapasse o limite estabelecido. O sistema também oferece mais conforto e praticidade ao manter uma velocidade pré-estabelecida pelo motorista, realizando inclusive as retomadas de maneira automática.

A nova direção elétrica traz mais conforto para o uso urbano e firmeza e precisão para o uso em estradas. Com a melhoria, o número de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 1,64 para 1,55 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior.         

O novo Duster também ganhou a chave cartão tipo Hands Free, com destravamento do veículo por aproximação, fechamento do veículo por afastamento e partida sem necessidade de inseri-la no painel.       

Outro importante equipamento incorporado ao Duster 2021 é o alerta de ponto cego, que acende uma luz nos retrovisores externos quando um veículo se encontra na zona cega do motorista.

Além disso, o novo Duster traz em 100% da gama tecnologias para aumentar a segurança no trânsito: ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), que ajuda o motorista a manter o controle do veículo em mudanças bruscas de trajetória ou perda de aderência em curvas, e o HSA (Assistente de Partida em Rampa), que mantém o veículo parado até dois segundos após a liberação dos freios em subidas.

Os passageiros que estiverem dentro de um novo Duster terão uma excelente experiência acústica. O veículo apresenta novos elementos de absorção e isolamento, acompanhados de janelas das portas dianteiras mais espessas, reduzindo assim os ruídos e barulhos internamente. Um desenvolvimento cuidadoso para garantir melhor isolamento de ruídos de baixa e alta frequências.

Motor e câmbio   
No motor 1.6 SCe, a grande novidade é a tecnologia Start & Stop, adicionada inclusive às versões equipadas com câmbio CVT X-Tronic. Desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o motor se destaca pelo maior desempenho e prazer ao dirigir. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm.   
           
O câmbio CVT X-Tronic proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente.

Confira mais detalhes no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Slyh60-KTBc

@carrosemotores_by_antoniosilva
facebook.com/programacarrosemotores

1 comentário em “Novo Duster chegou mais bonito, mais tecnológico e mais seguro”

Deixe uma resposta