Conheça os melhores carros utilitários do Brasil

Carros de carga, carros para transporte, carros para fazer entregas, entre outros nomes, são assim que os carros utilitários são chamados. Eles podem ser de várias marcas, modelos, tipos, cada um com suas particularidades e especificidades, variando de acordo com a necessidade e objetivo do motorista. No post de hoje da Revista SóCarrão, nós vamos dar uma volta pelos diferentes tipos e modelos de carros utilitários, mostrando para você quais são os melhores de acordo com o tipo de cada um deles. 

O que é um carro utilitário?

Carros utilitários são meios de transporte usados, basicamente, para carregarem cargas. Podem ser com carroceria aberta, como as caminhonetes, por exemplo, ou mesmo de carroceria fechadas, como os furgões e até as SUV (Sport Utility Vehicles) entram na categoria dos utilitários.

Qual a diferença de um carro utilitário para um carro de passeio?

Assim como falamos na pergunta anterior, os carros utilitários são usados, na maioria das vezes, para carregarem cargas. Já os carros de passeio servem apenas para transporte de passageiros. O veículo de passeio pode, sim, carregar cargas mas, ao contrário do utilitário, não é o seu objetivo principal. Em muitos casos, os carros utilitários tem número reduzido de assentos para passageiros para poderem dar prioridade ao espaço da carroceria de carga (salvo alguns casos, como as caminhonetes de cabine dupla, por exemplo).

Todos os carros utilitários são iguais?

Não, definitivamente. Os carros utilitários se diferenciam de várias formas. Há as caminhonetes e pick ups, que podem ter suas carrocerias abertas ou fechadas, cabines simples, estendidas ou duplas. Em outros casos temos os furgões, as vans para transporte de pessoas ou de cargas. Logo mais a frente falaremos das particularidades deles.

Qual a diferença entre cabine simples, dupla ou estendida?

No caso das caminhonetes, temos essas 3 divisões dos carros utilitários. A cabine simples é a cabine comum, com espaço na frente para 2 a 3 pessoas, ganhando mais espaço no compartimento de cargas. As cabines duplas são as caminhonetes que possuem bancos traseiros, geralmente com espaço mais curto, mas com acomodações para mais 2 ou 3 passageiros atrás dos bancos dianteiros. No caso da cabine estendida, mantemos o princípio da cabine simples quanto aos passageiros (2 a 3 passageiros na frente), mas não há bancos traseiros, apenas continuação da cobertura da cabine para guardar mais materiais atrás do banco do motorista.

Quais os melhores carros utilitários no Brasil?

Fiat Strada

Talvez um dos carros utilitários mais usados no Brasil, a Fiat Strada é um carro que, além de econômico, tem uma capacidade muito boa para transportar cargas. Se você procura por um utilitário para o dia a dia dentro da cidade e necessite transportar cargas de pequeno ou médio porte, a Fiat Strada é uma boa opção. No mercado brasileiro desde 2000, sendo líder em vendas no segmento por 18 anos seguidos, a Strada é um carro versátil, forte, econômico e ideal para quem vai colocar à prova o transporte de cargas. Seu modelo Working, a mais usada e vendida, possui uma capacidade levar até 1.120 litros em volume de carga e até 750 kg na carroceria.

Volkswagen Saveiro

Mantendo o alto nível de qualidade alemã da VW, a Saveiro é um carro da mesma categoria que a Fiat Strada e que ganhou sua versão cabine dupla em 2017. Tendo como principal função o transporte de cargas, assim como os outros carros utilitários desta lista, a Saveiro é uma pick up de com tamanho de carro de passeio, por assim dizer. Sua versão mais usada no mercado é a Robust, que tem em sua ficha técnica a capacidade de 914 kg e com capacidade de 924 litros de volume para transporte de mercadorias na sua carroceria.

Chevrolet Montana

A Montana é a pickup utilitária da Chevrolet, idealizada e desenvolvida aqui mesmo no Brasil pela montadora usando primeiramente o Corsa como modelo de base e, a partir de  2010, o Agile. Possui um motor 1.4 Econoflex, que dá a liberdade do motorista escolher entre etanol ou gasolina e uma potência ideal para a sua capacidade de transporte: na versão Evo, ela consegue carregar até 756 kg de carga, com volume máximo de 1.152 kg.

Chevrolet S10

Outro modelo de carro que atravessou dos anos 90 para cá é a S10. Amada por muitos, esta caminhonete é um dos carros utilitários mais procurados pelos motoristas. Em suas diversas versões, a Chevrolet S10 mostra sua versatilidade de acordo com a necessidade do motorista: precisa de uma cabine simples com mais capacidade de carga? Ela tem. Precisa carregar muitas coisas e levar mais passageiros? Ela tem versão cabine dupla. Precisa carregar mais cargas e pessoas com mais proteção? Ela tem versão de cabine estendida. No modo popular de se falar, a Chevrolet S10 é um dos carros utilitários que podemos chamar de ”pau para toda obra”. A versão LS, cabine simples, consegue transportar até 1.220 kg com volume máximo de 1.570 litros.

Peugeot Partner

Representando a Peugeot na categoria dos carros utilitários, a Partner vem para competir com as outras opções aqui faladas. Muito prática para deslocamentos e transportes do dia a dia por ser um furgão de pequeno porte, a Peugeot Partner vem surpreendendo o mercado brasileiro em 2020, principalmente por ter o motor mais forte dentre os furgões de pequeno porte: ao contrário de seus concorrentes que possuem, geralmente, o motor 1.4, a Partner tem um motor 1.6, dando mais força no seu funcionamento. Sua versão 2020 consegue carregar até 800 kg e 3 m³ de volume.

Fiat Fiorino

A Fiat Fiorino é um dos carros utilitários que há mais tempo está no mercado nacional desde que essa categoria foi oficialmente criada, por volta dos ano 90. Ela é um furgão de pequeno porte, ideal para entregas rápidas dentro da cidade, mas muito usada também para carregar pequenas cargas em viagens intermunicipais. Com capacidade 3,1 m³ de volume e de 650 kg para cargas, a versão de entrada supre perfeitamente as necessidade de quem precisa realizar serviços como os citados no começo deste trecho.

Renault Master

Sendo o furgão mais vendido de 2019, o Master é o carro utilitário que vem fazer o nome da Renault em nossa lista. No ano passado, o Renault Master 2020 vendeu mais de 9 mil unidades, mostrando que este carro realmente chamou a atenção dos consumidores. O Master é um furgão que entra na nossa lista de carros utilitários mais versáteis, pois tem diversos modelos e configurações que permitem aos seus donos trabalharem de diversas formas, seja para transporte de cargas, de pessoas ou ambos. Com tração dianteira e movida à diesel, a Renault Master L1H1, modelo mais convencional, possui capacidade de transportar até 1.593 kg distribuídos em 8 m³ de volume.

Toyota Hilux

Talvez uma das caminhonetes com o nome mais duradouro da história (Hilux é o nome deste modelo desde 1969), a Toyota Hilux ganhou um premio em 2016 por ser a pickup mais vendida no mundo com mais de 520 mil unidades. Possui motor 2.8 16V e se engana quem acha que ela é um carro que consome combustível proporcionalmente ao seu tamanho: como dissemos, o motor 2.8 dela faz, em média, 9,3 km/L na cidade e 11,2 km/L na estrada com seu motor turbodiesel Toyota. É configurada para carregar até 1.020 kg em  1.580 litros em sua versão Standart.

Hyundai ix35

Uma SUV de respeito: é assim que podemos começar falando da ix35, um dos carros utilitários da Hyundai. Muitas pessoas olham para a ix35 da Hyundai como um carro de família, por ter bastante espaço e ser extremamente confortável. No entanto, não se engane com essa ideia sobre ela porque se formos analisar a capacidade de carga dela vamos descobrir que este carro é capaz de transportar um volume de 728 litros (sendo 465 em seu porta-malas) e, se baixarmos os bancos traseiros, sobre para incríveis 2.885 litros. Fantástico, não? 

Sabemos que há vários outros bons modelos de carros utilitários disponíveis no mercado brasileiro, pra diversas funções e de diferentes tipos. Estes são apenas alguns exemplos que nós do SóCarrão gostaríamos mostrar para você que está pesquisando e/ou decidindo sobre qual modelo comprar.

Você já tem um carro utilitário? Quer dar sua opinião? Deixe seu comentário!

Mas se está procurando saber mais sobre carros de passeio, você pode ler nosso conteúdo sobre os carros mais econômicos do Brasil clicando aqui.

Até a próxima!

Deixe uma resposta