BMW e Apple anunciam iPhone como chave digital dos carros

Quem nunca se fez as seguintes perguntas: ”onde foi que eu deixei as chaves do carro?” ou mesmo ”esqueci as chaves lá em cima no apartamento e terei que voltar pegá-las”. Frustrante, não? Mas acontece com todo motorista e, caso não tenha acontecido ainda com você, cuide-se! No entanto, pensando em amenizar e até mesmo diminuir a incidência destes fatos, a BMW fez uma parceria com a Apple para deixar ainda mais tecnológica os sistemas de ignição, destravamento e funcionamento de seus carros com os sistemas ”Car Key”. 

iPhone como chave para os carros BMW. Foto: Divulgação Apple/bmw

Na última segunda-feira (21), durante a WWDC (abreviação em inglês da conferência mundial de desenvolvedores da Apple), a Apple anunciou juntamente da montadora que alguns de seus carros já virão com esse novo sistema e que a disponibilidade dos softwares e hardwares (como a chave inteligente) já estarão disponíveis no iOS 14.

Algumas funções interessantes serão disponibilizadas no software do Car Key feito na parceria da BMW com a Apple, como por exemplo dados de funcionamento do carro (situação de freios, combustível, bateria e sistema elétrico), além de ter outras funções como o limitador de velocidade e potência, como forma de proteção aos condutores mais jovens e/ou pessoas que possuem problemas de saúde de cunho esporádico (como síndrome do pânico, por exemplo). Estuda-se, inclusive, integrar o sistema com os aplicativos de saúde dos condutores para que, em casos de emergência, a chave inteligência já saiba como acionar em casos como paradas cardíacas, por exemplo.

Car key estará disponíveis a partir do iOS 13.6

Segundo pesquisas, este sistema foi patenteado pela montadora em 2018 e precisou da inteligência de processamento da Apple para ser finalmente concluído. O primeiro carro a se ter o sistema rodando por completo será o BMW Série 5 2021, com lançamento programado para julho de 2020, já terão mais esse avanço tecnológico disponível em suas novas versões.  Além disso, há possibilidade de também rodar com o iOS 13 em smartphones a partir da versão XR e em versões do Apple Watch a partir do Series 5.

Deixe uma resposta