Saiba quais os cuidados que se deve ter com o carro parado na garagem

cuidados que se deve ter com o carro parado na garagem

Isolamento social e quarentena? Precisamos falar sobre cuidados com o carro parado na garagem. 

Sabemos que, com toda essa questão de coronavírus, pandemia e quarentena, a mobilidade e o transporte foram algumas das coisas mais afetadas em nossa rotina, não é? Com isso, muitas pessoas estão trabalhando diretamente de suas casas e, por isso, os seus carros tendem a ficar mais tempo parados ou rodarem pouquíssimo perto do que antes era habitual.

No entanto, por mais que o veículo permaneça parado, a manutenção segue sendo uma das coisas que devemos manter em dia porque, se precisarmos, o carro estará com tudo em dia e rodando normal, certo?

Vale lembrar que alguns governos estaduais e/ou municipais publicaram decretos que permitem que as oficinas mecânicas se mantenham abertas. Pesquise no site da sua prefeitura ou do seu estado a situação de abertura ou fechamento das oficinas.

Pensando nisso, a Revista SóCarrão preparou este conteúdo para você com tudo que você precisa saber sobre os cuidados com o carro parado na garagem, principalmente agora no período de quarentena e isolamento social.

Vamos lá?

Mantenha a bateria sempre ativa e verifique ela constantemente

cuidados que se deve ter com o carro parado - bateria

Um item indispensável e que, algumas vezes por descuidos nossos, acabamos prejudicando o funcionamento de todo o carro: a bateria. Este item faz com que toda a parte elétrica do carro permaneçam funcionando perfeitamente: de lâmpadas à alarme, de pisca-alerta à vidros-elétricos, luzes do painel à direção (em caso das direções elétricas). 

Mas, talvez a parte mais importante, seja a ignição, visto que é a bateria que funciona como ”sinapse inicial” para que o carro funcione. Para manter a bateria com a saúde em dia, enquanto estiver dentro do prazo de sua vida útil, o ideal é ligar o carro regularmente para que todo o sistema elétrico seja ativado e checado o funcionamento. 

Não há uma métrica, ou tempo de funcionamento que possamos indicar como o ideal. Por exemplo, não podemos afirmar por quanto tempo o carro precisa ficar ligado para que sua bateria não ”arrie” (termo usado para bateria fraca ou descarregada). No entanto, segundo Carlos Adas da SAE Brasil, um veículo com a manutenção em dia pode ficar até 15 dias totalmente desligado. Já a BMW e a Chevrolet, em comunicados oficiais, recomendam que seja dada a partida a cada 14 dias, com duração de 20 minutos do carro ligado e testando seus componentes como lâmpadas, piscas-alertas, travas e vidros-elétricos.

Nota muito importante: deixe apenas para os profissionais ligarem e desligarem as baterias dos cabos do seu carro, certo? Qualquer tipo de ação errada pode gerar um curto-circuito no seu carro e causar um prejuízo muito grande ou mesmo, em casos extremos, iniciar um incêndio.

Pneus calibrados? Murchos? Furados?

cuidados que se deve ter com o carro parado - pneus

Por mais que nós, como condutores, estejamos sempre rodando e de olho nos pneus, quando precisamos parar o carro por um bom tempo na garagem podemos acabar deixando passar alguns detalhes. Já imaginou precisar sair no frio comprar alguma coisa no mercado e o pneu estiver murcho? Ou pior: se tivermos algum tipo de emergência em nossa residência e não termos agilidade para sairmos de casa porque o pneu estava furado e não percebemos ele murchar? Muito perigoso. 

Por isso, como mais um dos cuidados com o carro parado na garagem, queremos reforçar a importância de você estar sempre de olho nos seus pneus. Mesmo com o carro parado, a pressão interna dos pneus está trabalhando e, apesar de todas as válvulas e mecanismos anti-vazamento, os pneus murcham. 

O que importa nesse momento é: olhe seus pneus. Se estiverem começando a murchar, leve calibrar. Se o vazamento permanecer, encontre o borracheiro mais próximo de sua casa (valorizando o comércio local) e peça para ele verificar se os pneus estão furados ou apenas murcharam por conta do tempo que permaneceu parado. 

Caso leve em alguma oficina, aproveite pra dar aquela revisada na geometria e balanceamento, que geralmente são itens que não damos tanta importância, mas que podem gerar uma boa economia em pneus quando estão bem regulados.

Carro limpo não apenas por estética, mas também por saúde

cuidados que se deve ter com o carro parado - higienizar o carro

Como o veículo vai permanecer parado muito mais que o normal, aconselhamos que você realize uma limpeza completa dele. Fazendo essa limpeza, você reduz drasticamente o risco de manter microorganismos como vírus e/ou bactérias vivos no carro (sabemos que muitos deles podem se locomover sobre o ar ou mesmo ter uma vida relativamente longa em ambientes externos).

Por isso, um dos cuidados com o carro parado na garagem é de realizar a limpeza não apenas externa do carro, mas também a interna. E quando falamos de interna, vamos mais além: não apenas bancos e pontos onde tocamos ou temos acesso, mas também filtros de ar, pedais, tapetes e tudo mais. A ideia é que o carro esteja 100% higienizado, mantendo ele limpo para quem vê e seguro para quem anda. 

Após uma boa limpeza no seu carro, externa e interna, o ideal é que você cubra o veículo com alguma capa protetora, dificultando o acesso de componentes do ar, ou mesmo sujeira.

Lubrificação de peças sempre em dia nos cuidados com o carro parado na garagem

cuidados que se deve ter com o carro parado - oleos

Sem dúvida alguma, a lubrificação das peças deve ser um dos maiores cuidados com o carro parado na garagem. A lubrificação das peças e dos motores é parte fundamental no funcionamento, pois é esta ação que aumenta a duração dos componentes do motor e que viabiliza o funcionamento de várias ações como, por exemplo, o trabalho dos pistões no motor, o trabalho da direção elétrica/hidráulica, câmbio, freios, entre outras ações essenciais para conduzir um veículo.

Uma recomendação que deixamos aqui é que, quando tudo isso passar, é de que leve o carro à uma oficina mecânica para checar os níveis de óleo do carro e ver se tudo está ok ou se é necessário realizar a troca.

Tanque cheio ou vazio para manter o carro parado na garagem?

cuidados que se deve ter com o carro parado - combustivel

O ideal é manter o tanque cheio como um dos cuidados com o carro parado em tempos de quarentena. Com o reservatório completo, o combustível terá menos contato com o ar, que é o responsável pela deterioração do combustível. 

Além disso, com menos espaço para se ter ar dentro do tanque de combustível, a velocidade de oxidação é menor também. Por ter uma vida útil maior, o ideal é abastecer o carro com gasolina aditivada (no caso de combustíveis movidos à gasolina.

Cuidado com seus animais de estimação e/outros que possam aparecer!

cuidados que se deve ter com o carro parado - animais
smart for dogs, 2015 smart for dogs, 2015

Muitas vezes já vimos alguns vídeos na internet sobre animais que passaram dias dentro de um motor, criaram ninhos ou mesmo apenas ficaram ali para se esconder. Pode parecer piada, mas sempre verifique se o motor e outros compartimentos do carro estão realmente desocupados. Gatos, cães e pássaros são alguns dos tipos de animais que entram nos motores para se esconder quando se sentem ameaçados, ou mesmo apenas se aquecerem quando sentem frio. Já ouvimos casos, inclusive, de coelhos que se esconderam no motor de um Chevette (história real). 

Por isso, verifique se tudo está realmente livre e desocupado, apenas com partes relativas ao carro, antes de dar ignição e sair.

Cuidados para se ter quando retornarmos a dirigir normalmente

cuidados que se deve ter com o carro parado

Após os cuidados com o carro parado na garagem, retornar à condução normal não é muito diferente de voltar a dirigir quando o carro volta de uma revisão: evite acelerações rápidas, desenvolva a velocidade aos poucos para sentir como está o motor, teste muito os seus freios para ver se ele apresenta algum ruído. Sempre com muita preocupação e segurança.

Esperamos que todos estejam bem num momento tão complicado como esse, mas contem com o SóCarrão, com as melhores ofertas de veículos, e com a Revista SóCarrão com os conteúdos para você tirar máximo proveito de seus carros.

Deixe uma resposta