Qual o fluído de radiador ideal para o meu carro?

Fazer a manutenção do carro é uma das tarefas mais importantes na vida de um condutor e de um amante de carros, isto porque é justamente ela que vai fazer o seu veículo andar sempre dentro dos conformes, com 100% do seu aproveitamento e reduzir muito risco de falhas e/ou acidentes. Dentre os tópicos mais abordados por aqueles que entendem de carro são as luzes do painel e os óleos e líquidos do motor mas, para quem não sabe muito sobre isso, hoje vamos explicar na Revista SóCarrão qual o fluído aditivo de radiador ideal para o carro.

Qual o fluído de radiador ideal para o meu carro?

O que é o fluído aditivo de radiador?

O fluído aditivo de radiador nada mais é que um composto químico que diluímos na água, dentro do compartimento específico para ele, que vai trabalhar para proteger as partes metálicas e internas do motor. Além disso, ele auxilia no resfriamento do bloco, evitando o superaquecimento e, por consequência, a fundição do motor. Poucas pessoas sabem, mas o fluído aditivo de radiador também trabalha como anticongelante em situações onde o carro está submetido à baixas temperaturas.

Quais são os tipos de fluído aditivo de radiador existentes no mercado?

Esta é uma excelente pergunta. No mercado existem diversos tipos e marcas de fluídos aditivos de radiador, no entanto temos que ficar de olho em quais são os ideais para o nosso carro e o mais importante: quais são bons ou não.

Vamos partir do princípio que o fluído aditivo de radiador tem uma função extremamente importante e essencial para o nosso carro, que é o de evitar corrosões, evita evaporação da água do radiador, além de equilibrar a temperatura evitando superaquecimento ou super resfriamento do motor. Você encontrará o fluído aditivo de radiador também por outros nomes como líquido de radiador ou aditivo de radiador.

Qual a diferença entre fluído de radiador e aditivo de radiador?

Muita atenção na hora de comprar o fluído aditivo de radiador, pois os nomes podem confundir você. O fluído aditivo de radiador, como o próprio nome, trabalha aditivando a água do motor pois ele possui MEG (monoetilenoglicol), que é o responsável basicamente por evitar o aumento (ou redução) de temperatura de forma excessiva. Já o comum fluído de radiador (sem a palavra ”aditivo”) é apenas um líquido, sem o MEG e é aí que se encontra a pegadinha: se o produto não contém o MEG, ele não trabalha nenhuma função no motor do seu carro, ou seja: não é o ideal se a função é cuidar do seu carro. Geralmente, os líquidos de radiador são muito mais baratos que o fluído aditivo de radiador.  

Além disso, quer testar seu líquido para saber se é bom ou não, assista o vídeo logo abaixo com uma dica para saber mais sobre fluído aditivo de radiador.

O piloto de testes César Urnhani fez um vídeo nos explicando muito sobre a importância do fluído aditivo de radiador e também algumas dicas que devemos saber sobre este produto. Confira!

Deixe uma resposta